12/17/2011

Heráldica


Oi, pessoal!

Espero que estejam todos curtindo suas férias, e quem não está de férias, que esteja curtindo o trabalho. É o meu caso. Aliás, tenho trabalhado bastante e em função disso fiquei uns dias sem escrever para onosso Blog.

Hoje vim trazer uma palavra nova para o nosso vocabulário. É uma palavra pouco usada e por isso mesmo nem todos conhecem o seu significado, mas como nós, da Escola Despertar, adoramos aprender novas palavras para enriquecer o nosso vocabulário, vamos adotar esta palavra nova: “Heráldica”. Heráldica é o nome que se dá a técnica de descrever brasões de armas e escudos. Uma técnica que tem muito de arte, uma vez que envolve muitos elementos artísticos, como a composição de cores, emblemas esímbolos.

Na idade média a heráldica era uma prática muito comum entre as populações européias, especialmente devido aos torneios travados entre cavaleiros em tempos de paz e as batalhas entre clãs, cidades ou mesmo representantes dos interesses de diferentes famílias, em tempos de guerra. O brasão que o cavaleiro carregava estampado no escudo ou no estandarte, trazia muitas informações sobre ele para quem soubesse fazer sua leitura heráldica.

Assim, a grande maioria dos sobrenomes possui um brasão, e todo brasão possui uma heráldica. O meu sobrenome não é comum, mas eu descobri que existe um brasão de família para ele, que remonta à idade média. Você já experimentou pesquisar para descobrir se o seu sobrenome tem um brasão?

Experimente colocar no Google a pesquisa “brasão da família...” seguido do sobrenome, e talvez você encontre. Mas se não você não encontrar, que tal bolar um brasão para sua família?

Para isso você precisará pesquisar um pouco sobre as técnicas da heráldica e ter um pouco de criatividade, mas tenho certeza de que se você tentar, o resultado será bem interessante.

A heráldica é muito mais comum nas nossas vidas do que pode parecer a princípio. Por exemplo, eu só me apropriei desta palavra hoje, quando estava pesquisando para um texto que comecei a escrever para o nosso Blog, sobre a Bandeira do Brasil, que eu acho linda. Mas antes de saber o que significava heráldica, percebam que há poucos dias atrás, neste mesmo Blog, eu descrevi, sem conhecer a técnica, os escudos de dois times brasileiros de futebol, que naquele dia disputavam o título de campeão brasileiro de 2011, lembram?

Pois é, eu fiz uma espécie de leitura heráldica do escudo daqueles times, e o texto que estou escrevendo e que me fez conhecer a palavra “heráldica”, fala justamente sobre a heráldica da bandeira do Brasil.

Aprendendo o significado de uma palavra desta maneira, fica mais fácil lembrar-se do seu significado, mesmo que ela seja pouco usada no nosso dia a dia.

Quando meu texto sobre a heráldica da bandeira brasileira estiver pronto e revisado, eu posto para a apreciação de vocês. Nossa Bandeira Nacional é uma das mais ricas entre todas as outras, e a história de sua criação não poderia ser diferente.

Aguardem meu artigo, mas desde já peço desculpas se eu me demorar um pouquinho para concluí-lo e postá-lo, pois depois de amanhã eu estou indo visitar os meus pais, em Curitiba. Só de viagem serão três dias de ida e três de volta (de moto), mais a semana que passarei por lá, então, é provável que eu só volte a escrever no início de 2012, mas eu volto!

Abraços carinhosos a todos, e vamos continuar de olho no céu!!

Fernando Munaretto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário