9/21/2012

Efemérides de Setembro

Setembro foi cheio de fenômenos bacanas até aqui, e ainda ocorrerão outros, bem legais, antes que o mês termine. Acompanhe!

O mês de setembro começou com o Sol na constelação do Leão; no dia 16 ele passou para a constelação da Virgem.
Mercúrio também começou o mês em Leão, mas como sua translação é rápida (cerca de 88 dias), no dia 13 ele já estava em Virgem, onde, no dia 30, fará uma bela conjunção com a estrela Alfa de Virgem (Espiga), aparentemente próximo a Saturno.
Vênus tem nascido de madrugada, no leste, destacando-se fortemente de todos os outros astros. Começou o mês em Gêmeos, está atravessando a constelação do Câncer, e terminará o mês em Leão. Nesta época do ano Vênus é popularmente chamada como "Estrela da manhã" ou "Estrela D'alva". No dia 12 esteve a apenas três graus de distância aparente da Lua.
Marte começou o mês em Virgem, mas já no dia 5 passou para a constelação da Libra, onde, no dia 15, formou uma bela configuração ao lado da estrela Alfa da Libra (Zuben el Genubi). No dia 19, Marte foi ocultado pela passagem da Lua nesta constelação. Essas ocultações são incríveis de se ver, mesmo a olho nu.
Saturno, sempre lento, mantém-se em Virgem.
Júpiter está roubando a cena nas altas horas da noite, parecendo um farol amarelo encarnado, ao leste das Híades, na constelação do Touro.
A Lua esteve em quarto minguante no dia 8.
Foi nova no dia16. Alcançou o perigeu no dia 19 e na mesma noite ocultou o planeta Marte. Hoje (21), estará na constelação do Serpentário, a menos de nove graus da estrela Alfa do Escorpião (Antares).
Dia 22 a Lua estará em quarto crescente, e também no dia 22 acontecerá o Equinócio da Primavera, ao meio dia e quarenta e nove minutos.
E no dia 30 a Lua estará cheia, na constelação dos Peixes.

Vamos ficar de olho no céu!

Fernando

5 comentários:

  1. Oi Fernando adorei o nosso blog esta muito interessante.
    beijos
    Maria Eduarda prado de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Porque as estrelas morrem ?

    Maria Eduarda Prado 3º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Eduarda!
      De certa forma, as estrelas “morrem” quando acaba o hidrogênio que alimentava a fusão termonuclear em seu interior. Tipo: “acabou o gás”. Mas esta resposta não é completa, pois depois de acabar o hidrogênio no núcleo das estrelas, elas passam para outra fase da vida delas, que pode ser bem diferente de um tipo de estrela para outra, dependendo de suas características. Mas ainda assim, podemos considerar que um dia toda estrela se extingue, e embora isso possa parecer um fim, é apenas um recomeço, pois, segundo as teorias, os átomos que formam a matéria que observamos no Universo, inclusive o ferro que forma o nosso planeta, e o carbono que forma o nosso corpo, foram sintetizados na explosão de estrelas supermassivas. Então, a morte das estrelas também é importante para o Universo e tem sua função, não é mesmo? Mas o mais interessante, Maria Eduarda, é que, na natureza, nada morre realmente, porque tudo está sempre se transformando. Graças a estrelas que já se extinguiram é que estamos aqui, do jeito que somos. A nossa própria existência faz parte desse processo de renovação.
      Querida, agradeço sua participação!
      Beijos
      Fernando

      Excluir
  3. Oi astrônomo Fernando mi responde
    Maria Eduarda Prado 3 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eduarda, meu amor!
      Desculpe a demora, eu já estou procurando sua pergunta, querida.
      Já te respondo. Beijos!
      Fernando

      Excluir