2/02/2013

EFEMÉRIDES DE FEVEREIRO - 2013


Oi, turma!

Neste mês teremos muitas conjunções e belíssimos crepúsculos, especialmente os vespertinos. 

A Terra está em um ponto de sua translação em torno do Sol em que, devido à sua inclinação axial, a maior incidência de luz solar sobre a superfície terrestre ocorre com maior intensidade nas regiões próximas ao Trópico de Capricórnio, e por mais tempo. Podemos observar que, enquanto em Feira de Santana (BA) o Sol já se pôs e caiu a noite, na cidade de Porto Alegre (RS) ainda é dia e o Sol se encontra acima do horizonte. Para aproveitar melhor a luz natural destes dias mais longos é que os estados do Brasil situados próximos ao Trópico de Capricórnio adotam o horário de verão. O céu é o mesmo para todos, mas como e qual parte dele podemos ver depende do ponto da superfície terrestre em que estamos observando (coordenadas), da posição que a Terra ocupa em sua translação em torno do Sol (época do ano), além, claro, do movimento de rotação (horário da observação).

Pois, fevereiro encontrou o Sol entre as estrelas de Capricórnio, onde nossa estrela mãe permanecerá até a metade do mês, quando então alcançará as estrelas da constelação do Aquário, no dia 16.02.

Mercúrio, o “célere mensageiro” dos Deuses na mitologia romana (chamado de Hermes pelos gregos), se mantém sempre indo e vindo de um lado à outro, em torno do Sol. Iniciou o mês na constelação do Capricórnio, junto às estrelas Nashira e Deneb Algiedi (beta e gamma capricornii, respectivamente), mas como ele é  muito ligeiro, no dia 04 já estará em Aquário, ao lado da estrela iota aquarii. 

A partir do dia 05 Mercúrio inicia um lindo alinhamento com Marte, culminando no dia 08, entre os últimos tons do crepúsculo vespertino e o escuro da noite. Quem observar de uma vista privilegiada para o oeste verá ambos os planetas, Mercúrio e Marte, surgirem angularmente tão próximos que parecerão tocar-se no céu, próximos à linha do horizonte. Será um momento muito especial para quem puder observar. Vale a pena se programar para isso! 

E, mais: no dia 11, a Lua, em sua primeira aparição depois do novilúnio, também entrará em conjunção com Mercúrio e Marte, em Aquário. Ela estará com o aspecto de um delgado crescente. Certamente será uma conjunção belíssima, mas tanta beleza será observada por relativamente poucas pessoas, dada a proximidade do evento com o horizonte. 

Dia 19 Mercúrio alcança a constelação dos Peixes, onde fica até encontrar com o Sol novamente, no início de março.

Vênus iniciou o mês se despedindo da constelação do Sagitário e entrando na constelação do Capricórnio, onde, no dia 09, pouco antes da alvorada, ascenderá sobre o horizonte leste em conjunção com a Lua, que será visível como um delgado minguante ao seu lado esquerdo (norte). Será outra belíssima conjunção e vale a pena acordar mais cedo para observar. 

Dia 24 de fevereiro Vênus alcança a constelação do Aquário.

Marte permanece em Aquário durante todo o mês, e no dia 08 se encontra com Mercúrio ao pôr do Sol. Será um encontro muito exclusivo, como mencionei, mas estamos todos convidados.

Júpiter permanece em Touro, a cerca de cinco graus da estrela Aldebaran (alfa tau). Dia 18 a Lua oculta Júpiter, como nos meses anteriores, mas neste mês isso ocorrerá antes de ambos os astros nascerem. Quando enfim estiverem visíveis sobre o horizonte, a Lua parecerá cerca de 4º abaixo (leste) de Júpiter e a 3º de Aldebaran.

Saturno segue em Libra, a 4º de Zubem El Genub (alfa librae). Dia 03 forma linda conjunção com a Lua.

A Lua começou o mês minguando, em Virgem. Ontem, dia 01 de fevereiro, a Lua ocultou Spika (alfa virginis). Quando a ocultação acabou, Lua e estrela já haviam ganhado meia altura entre o horizonte e o zênite, no oriente, e as vi bem próximas, se afastando lentamente, lindas sobre o mar. 

Dia 03 a Lua entra em conjunção com Saturno e a alfa librae. 

Na madrugada do dia 05 passa a 6º de Antares (alfa escorpii). Dia 09 a Lua entra em conjunção com Vênus, em Capricórnio.

Dia 10 Lua nova.

Dia 11 a Lua entra em conjunção com Mercúrio e Marte em Aquário.

Dia 15 a Lua passa a 8º da estrela Hamal (alfa arietis).

Dia 18 Lua em conjunção com Júpiter e Aldebaran.

Dia 24 Lua cheia, em Leão, a 5º da estrela Régulus (alfa leo).

Dia 28 nova conjunção entre a Lua e a estrela Spika (alfa virginis).

Boas observações para todos!
Fernando.



Um comentário: