4/04/2013

EFEMÉRIDES DE ABRIL - 2013

Olá, pessoal!

Abril encontrou o Sol na constelação dos Peixes, próximo à estrela delta piscium. No dia 18 nossa estrela mãe alcança a constelação do Aries, onde permanecerá até o fim do mês.

Mercúrio iniciou abril na constelação do Aquário. Dia 08 o “mensageiro dos deuses” encontra a Lua antes do amanhecer, será uma linda conjunção. Dia 13 Mercúrio alcança a constelação dos Peixes, no dia 18 entra nos limites da constelação da Baleia e no dia 22 volta à constelação dos Peixes, onde permanece até o fim do mês. 

Vênus começa o mês em conjunção com o Sol, em Peixes. Ao longo de abril Vênus inicia sua elongação leste, na metade do mês alcança a constelação do Aries (Carneiro), e no final de abril começará a ser visível sobre o horizonte oeste após o ocaso do Sol. 

Marte também fez parte do primeiro crepúsculo do mês, em conjunção com o Sol e com Vênus, em Peixes. No dia 19 Marte passa à constelação do Aries, onde permanece todo o restante de abril. 

Júpiter segue em Touro durante todo o mês de abril, próximo à estrela Aldebaran. Ao anoitecer do dia 14 Júpiter estará em conjunção com a Lua, formando uma belíssima, inesquecível e facilmente observável configuração. Não se esqueça e passe essa informação adiante: Conjunção da Lua com Júpiter no dia 14! 

Saturno está concorrendo com Júpiter pelo troféu “astro do mês” de abril. Será facilmente visível na constelação da Libra (Balança), no lado leste do céu ao início das noites. Com um pequeno telescópio é possível observar o halo de luz formado pelo sistema de anéis de Saturno, envolvendo o planeta. É uma verdadeira joia do Sistema Solar. Assim como Júpiter, que no dia 14 estará em conjunção com a Lua, crescente, Saturno também formará uma belíssima conjunção com a Lua, cheia, no dia 24. Será um encontro imperdível! 

A Lua abriu a primeira hora da madrugada do dia primeiro ganhando altura no oriente, em Sagitário. 

Dia 03 Lua em quadratura minguante. 

Dia 08 Lua em conjunção com Mercúrio, antes do alvorecer. 

Dia 10 Lua nova, em conjunção com Vênus, Marte e o Sol, em Peixes. 

Dia 11 poderá ser observado o primeiro delgado crescente da Lua após o novilúnio,  todavia, a observação será dificultada pela proximidade com o Sol e o horizonte, mas a Lua se tornará mais evidente nos dias subsequentes. 

Dia 13 a Lua passa a 5º das Pleiades. 

Dia 14 a Lua tem encontro marcado com Júpiter, em Touro, formando uma belíssima e imperdível conjunção. Agende aí! 

Dia 18 a Lua entre em quadratura crescente, na constelação do Cancer. 

Dia 25 a Lua será cheia na constelação da Libra, em conjunção com Saturno. Nesse dia haverá um eclipse lunar penumbral parcial. Parcial porque não encobrirá todo o disco lunar, e penumbral porque será a penumbra, e não a umbra da sombra da Terra que estará incidindo na Lua. Lembrando que penumbra é a parte da sombra que preserva um pouco de luz, enquanto a umbra é a parte mais escura da sombra.

Para quem tiver uma visão privilegiada para o leste, provavelmente poderá observar a Lua nascer já parcialmente eclipsada. 

A Lua cheia de abril, com eclipse penumbral parcial e conjunção com Saturno, será um evento muito especial, e vale a pena você se preparar para assistir ela nascer nesse dia. Escolha um lugar especial, com ampla vista para o leste, convide pessoas queridas para lhe acompanhar e tenha uma linda contemplação. 

Feliz abril para todos!
Fernando

Um comentário: