8/07/2013

EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS DE AGOSTO - 2013.



Olá, turma!
Agosto começou com uma bela chuva de meteoros, chamada de Alfa Capricornídeos (cujo radiante coincide com a constelação do Capricórnio). O radiante de uma chuva de meteoros é a região do céu de onde os meteoros relacionados tendem a incidir com maior frequência, e a constelação que, no caso, está na região radiante, empresta seu nome à chuva.



Tive a oportunidade de observar os meteoros Alfa Capricornídeos em uma noite com boas condições de observação, no final de julho, na Chapada Diamantina. Quando a constelação do Capricórnio estava próxima ao zênite foi o momento mais intenso, e a cada quatro minutos, em média, os meteoros surgiam lancinantes, riscando o céu em bólidos, quase sempre muito brilhantes, que se demoravam queimando. Popularmente são chamados de "estrelas cadentes", e proporcionam um belo espetáculo.



No dia seis de agosto teremos mais um pico de incidência de meteoros, com radiante na constelação do Aquário, e ao longo do mês haverá outras chuvas de meteoros, se concentrando principalmente na região norte do céu. Vale a pena ficar de olho, mesmo na cidade.



O Sol começou o mês na constelação do Câncer, onde permanecerá até o dia onze, quando então alcança os limites oficiais da constelação do Leão, onde permanecerá por todo o restante do mês.



Mercúrio começou o mês em Gêmeos, anunciando os crepúsculos matutinos. No dia 05 a Lua, como um delgado minguante, passa a cerca de 4º de Mercúrio no raiar do dia. No dia 07 Mercúrio entra nos limites oficiais da constelação do Câncer, e no dia 17 passa à constelação do Leão, onde permanecerá todo o restante do mês. Dia 23 Mercúrio entra em conjunção com o Sol e a estrela Régulus (Alfa Leo).



Vênus inicia o mês de agosto na constelação do Leão, linda, augusta, facilmente visível no quadrante oeste do céu no início das noites, se diferenciando das estrelas ao seu redor por sua luz contínua (sem cintilar) e por sua magnitude, bastante diferenciada. No início da noite do dia 09, se o bom tempo permitir, Vênus e a Lua nos proporcionarão uma bela configuração, ladeando-se a cerca de cinco graus de distância aparente entre si. Vale a pena conferir! No dia 11 Vênus entra nos limites oficiais da constelação da Virgem, onde passará todo o restante do mês.



Marte poderá ser observado movendo-se entre as estrelas dos Gêmeos até o dia 24 de agosto, quando então passa à constelação do Câncer. No dia 04 será visível a 4º da Lua.



Júpiter permanece todo o mês entre as estrelas dos Gêmeos. No dia 03 a Lua poderá ser observada a cerca de seis graus de Júpiter, e na madrugada do último dia do mês ambos os astros, Júpiter e Lua, serão vistos juntos novamente, a cerca de cinco graus de distância aparente entre si.



Saturno passa todo o mês em Virgem, se deslocando lentamente em direção a Libra, e no dia 13 poderá ser observado junto da Lua. Estarão separados entre si por cerca de três graus de distância angular.



Dia 01 Lua a 2º de Aldebaran, em Touro. 

Dia 03 Lua a 6º de Júpiter.


Dia 04 Lua a 4º de Marte.


Dia 05 Lua a 3º de Mercúrio.


Dia 06 Lua nova, em Câncer.


Dia 09 Lua a menos de 4º de Vênus, em Leão. Será uma bela e imperdível configuração, no início da noite, no quadrante oeste do céu.


Dia 13, no início da noite, a Lua oculta a estrela Zuben El Genub, Alfa da Libra.


Dia 14 Lua em quadratura crescente.


Dia 18 Lua no perigeu, a 360 mil km da Terra.


Dia 20 Lua cheia, em Aquário.


Dia 28 Lua em quadratura minguante, em Peixes.

Dia 29 acontecerá nosso primeiro encontro com as turminhas do Terceiro Ano Fundamental da Escola Despertar, no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana. Será um encontro muito especial!


Dia 30 Lua no apogeu, a 400 mil km da Terra.


Dia 31 Lua visível a menos de quatro graus de Júpiter, na madrugada. A Lua nascerá por volta de duas horas da manhã (em Feira), transitando entre a estrela Alhena e Júpiter, nos Gêmeos.


Desejo a todos um lindo mês de agosto, repleto de observações do céu!

Fernando Munaretto









Nenhum comentário:

Postar um comentário