2/20/2014

Efemérides de Fevereiro: de 11 à 20/02/14.

Aspecto leste (L) do céu da Bahia à zero hora do dia 11/02/14: Marte a cerca de 5º da estrela Alfa da Virgem; Saturno na Balança e ascendendo sobre o horizonte o Escorpião. Blog: O Guardador de Estrelas. Imagem: www.stellarium.org
Aspecto leste (L) do céu da Bahia à zero hora do dia 11/02/14: Marte a cerca de 5º da estrela Alfa da Virgem; Saturno na Balança e ascendendo sobre o horizonte o Escorpião. Blog O Guardador de Estrelas. Imagem: www.stellarium.org
Olá, amigos!
Quando o dia de hoje chegou o ascendente era o Escorpião e Dshubba fulgurava entre a névoa sobre o mar, como se fosse a luz de top de um navio distante surgindo sobre o horizonte.
Ganhando altura no oriente, Saturno, na Balança, parecia sereno em seu tom amarelo e alto no céu Marte, com seu brilho encarnado, contrastava com o alvo-azulado de Espiga, estrela Alfa Virginis.
Aspecto norte do céu da Bahia à zero hora do hora do dia 11/02/14. www.stellarium.org. Blog O guardador de Estrelas.
Aspecto norte do céu da Bahia à zero hora do hora do dia 11/02/14. Blog O Guardador de Estrelas.www.stellarium.org.
Na região norte do céu, as estrelas da Ursa Maior fulguravam lindamente. Suas principais estrelas são tão bonitas, e as menores são tão peculiares, que quem as conhece jamais esquece. Na segunda metade de janeiro andou brilhando uma supernova por lá, na galáxia M82.
O nome de suas principais estrelas, eu apreendi em uma noite, por volta de 1999, quando observava o céu com um grupo de amigos. Naquele momento, nos restava um único palito de fósforo para alumiar o mapa e podermos ler o nome das estrelas. Nos concentramos para aproveitar aquela derradeira fonte de luz e, quando a chama de fósforo clareou o mapa, e até enquanto ela consumiu quase todo o palito, pudemos ler os nomes das principais estrelas da Ursa, estrelas que, unidas por uma linha imaginária, me lembram mais a figura de uma caçarola emborcada do que a de um urso.
São elas, pela ordem de Bayer: Dubhe; Merak; Phad; Megrez; Alioth; a dupla Mizar e Alcor e finalmente Alkaid.
Pois, todos esses nomes nos coube alcançar ler à luz de um palito de fósforo, e aquele momento foi tão marcante que ainda posso ler os nomes no mapa iluminado por aquela flama, já antiga, mas que persiste acesa na lembrança. Eu já conhecia a Ursa e suas estrelas, mas daquela noite em diante não esqueci mais seus nomes.
Aspecto oeste (O) do céu da Bahia à zero hora do dia 11/02/14. Blog O guardador de Estrelas. Imagem: www.stellarium.org
Aspecto oeste (O) do céu da Bahia à zero hora do dia 11/02/14. Blog O guardador de Estrelas.
No ocidente o Touro declinava se pondo sob o horizonte à zero hora do dia onze, seguido pela belíssima Capella (Cabra, em latim), Alfa da constelação do Pastor e uma das estrelas mais belas e magnânimas do firmamento.
Para os observadores do hemisfério sul, Capella quase sempre é observada próxima do horizonte nordeste, norte ou noroeste, e seu brilho sofre um intenso efeito de refração atmosférica, emprestando-lhe uma fulguração especial. Mais acima, via-se a Lua com seu aspecto giboso crescente, entre a estrela Alhena e o planeta Júpiter, em Gêmeos.
Aspecto sul (S) do céu da Bahia à zero hora do dia 11/02/14. Blog O Guardador de Estrelas. www. stellarium.org
Aspecto sul (S) do céu da Bahia à zero hora do dia 11/02/14. Blog O Guardador de Estrelas. www. stellarium.org
Na região sul do céu, a hora zero do primeiro dia do segundo terço do mês encontrou o Cruzeiro do Sul bem alto no sudeste do céu da Bahia, quase em pé, quando seu eixo maior alinha com o meridiano local, apontando diretamente para o cardeal sul e de onde, então, passa a declinar rumo sudoeste, sempre seguido pelas estrelas "Guardiãs": Rigil Kentaurus e Hadar (respectivamente as Alfa e Beta do Centauro).
Na imagem acima, à direita do ponto cardeal sul (S), vemos uma mancha tênue sobre o horizonte e alguns graus acima dela, seguindo em uma diagonal levemente inclinada à direita, há outra mancha, um pouco maior: são as Nuvens de Magalhães, galáxias satélites da nossa galáxia. E no extremo canto direito superior da imagem encontramos a segunda estrela de maior magnitude aparente do céu, nossa bela Canópus.
Cannopus era o nome do timoneiro do Argus, o navio mitológico, que foi dividido em três constelações: Carina, Vela e Pupis, em latim, ou, respectivamente Carena, Vela e Pôpa, em português.
Aspecto do Sol entre os limites oficiais das constelações do zodíaco, em 11/02/14. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org
Aspecto do Sol entre os limites oficiais das constelações do zodíaco, em 11/02/14. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org
O Sol começou o segundo terço de fevereiro na constelação do Capricórnio, mas já entre os dias 15 e 16 alcança os limites oficiais da constelação do Aguador, onde permanecerá o restante do mês.
Aspecto do Sol entre as constelações, como seria visto no céu da Bahia em 11/02/14, sem os efeitos de refração e espalhamento da luz, causados pela atmosfera. Mercúrio aparece no Aguador, indo em direção à conjunção com o Sol. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org
Aspecto do Sol entre as constelações, como seria visto no céu da Bahia em 11/02/14, sem os efeitos de refração e espalhamento da luz, causados pela atmosfera. O planeta Mercúrio aparece na constelação do Aguador, indo em direção à conjunção com o Sol. Blog O Guardador de Estrelas. Imagem: www.stellarium.org
Mercúrio começa o segundo terço do mês no Aguador (Aquarius) e no dia 15 entra em conjunção com o Sol, nos limites entre o Capricórnio e o Aguador, depois segue em Capricórnio, se afastando angularmente do Sol.
Trânsito de Vênus em 2012 fotografado desde a Índia, no momento em que uma ave entrou no enquadramento. Imagem: g1.globo.com/mundo/fotos/2012/06/veja-venus-entre-terra-e-o-sol-de-varias-partes-do-mundo.html#F467108. Blog O Guardador de Estrelas.
Trânsito de Vênus em 2012 fotografado desde a Índia, no momento em que uma ave entrou no enquadramento. Imagem: g1.globo.com/mundo/fotos/2012/06/veja-venus-entre-terra-e-o-sol-de-varias-partes-do-mundo.html#F467108. Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus deixou a constelação do Escudo e se encontra em Sagitário, onde passará todo o segundo terço do mês. Nos dias 19 e 20 Vênus entrará em conjunção com as estrelas Rho e Upsilon do Sagitário.
Aspecto leste (L) do céu da Bahia, a partir das 22 horas da noite de 19/02/14. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org
Aspecto leste (L) do céu da Bahia: conjunção da Lua com o planeta Marte, em Virgem,  a partir das 22 horas da noite de 19/02/14. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org

Marte tem nos proporcionado um belo desfile pelas estrelas de Virgem desde o início do ano. Um desfile marcial.

A cada dia nascendo mais cedo sobre o horizonte leste, nosso vizinho vermelho vai entrando em oposição ao Sol e ficando a cada dia mais evidente no céu. Mas atenção com as pegadinhas marcianas, principalmente em agosto, quando todos os anos chovem boatos virais fantásticos sobre Marte alcançar a magnitude da Lua e coisas assim.

Ares, como Marte era chamado pelos antigos gregos, permanece todo o segundo terço de fevereiro na Virgem e na noite de 19 nascerá em conjunção com a Lua, proporcionando um belíssimo espetáculo, capaz de mexer com os amantes do céu.

Não perca! Avise seus amigos, essa dica é quente e vale a pena replicar:
ENCONTRO COM MARTE E LUA! (como ilustrado na imagem acima).
Hora: A partir das dez horas da noite.
Dia: 19 de fevereiro.
Local: Quadrante leste do céu, em algum lugar próximo de onde você estiver. Observação gratuita.
Aspecto leste (L) do céu da Bahia às 19 horas do dia 11/02/14. Júpiter e Lua em Gêmeos. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org
Aspecto leste (L) do céu da Bahia às 19 horas do dia 11/02/14. Júpiter e Lua em Gêmeos. Blog O Guardador de Estrelas. www.stellarium.org.

Nosso querido Júpiter continua sendo a atração do céu de fevereiro, facilmente visível no quadrante leste do céu, ao início das noites, na constelação dos Gêmeos. No dia onze a Lua pode ser observada em Gêmeos, próxima a Júpiter. O planeta, que passou o janeiro em conjunção com a estrela Wasat (Delta Geminorum), agora se aproxima angularmente da estrela Mebsuta (Epsilon Geminorum).
Aspecto de Saturno, como observado desde a Bahia, à zero hora do dia 11/02/14.
Aspecto de Saturno, como observado desde a Bahia, à zero hora do dia 11/02/14. Na ilustração, ao redor de Saturno aparecem suas luas. Do alto para baixo: Dione, Enceladus, Tethys e Mimas. Blog o Guardador de Estrelas. Imagem: starrynightbackyard.com

Saturno segue sereno e belo com seu tom amarelo entre as estrelas da Balança, nascendo no quadrante leste do céu a partir de 23 horas, e cada dia mais cedo. Um telescópio modesto já é capaz de fazer ver o sistema de anéis de Saturno, como um halo de luz ao redor do planeta.
Lua em 10/02/14. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.
Lua em seu aspecto giboso crescente, na noite de 10/02/14. Na foto, o crepúsculo lunar aparece atravessando o Oceano Procellarum, que é a depressão mais extensa da Lua. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Dia 11 Lua em Gêmeos, em seu aspecto de giboso crescente, a menos de 8º de Júpiter.

Dias 12 e 13 Lua em Câncer.

Dia 14 Lua cheia, em Leão, a cerca de 5º da estrela Alfa Leo (Régulus). Não deixe de observar, pois além de ser um belo espetáculo, será uma excelente oportunidade para identificar a estrela Régulus e a constelação do Leão.

Dia 15 Lua cheia entre o Leão e o Sextante.

Dia 16 Lua no Leão se aproximando de Virgem.

Dia 17 Lua nasce a partir de 19:50h em Virgem, a cerca de 3º da estrela Zaniah.

Dia 18 Lua em Virgem se aproxima de Marte e Espiga.

Dia 19 Lua em conjunção com Marte e Espiga em Virgem, à partir de 21:50h no quadrante leste do céu. Se programe para observar, avise seus amigos, será uma bela configuração e uma ótima oportunidade para identificar Marte.

Dia 20 Lua nasce em conjunção com Zuben El Genubi, estrela Alfa da Balança (Libra).
Fique ligado no céu e, se o bom tempo permitir, não deixe de observar esta Lua cheia em Leão e a conjunção da Lua com Marte na Balança.
Boas observações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário