10/09/2011

Curiosidades Projeto de olho no céu

Você sabia que?

Cometas: Cada cometa tem um tempo para aparecer, o cometa Halley aparece a cada 76 anos e sua passagem pela terra será no ano de 2061;

Planeta saturno: Tem anéis em volta de seu equador, formados por pedaços de gelo e rochas, e é o segundo maior planeta do sistema solar;

Júpiter: O planeta demora quase 10 horas para dar uma volta em torno de seu eixo, é o maior planeta do sistema solar e é composto principalmente por gas hidrogênio e hélio;

Terra: É o único planeta com vida “conhecida”, água em estado líquido, e possui uma camada rochosa;

Netuno: É o planeta mas frio do sistema solar, tem 13 luas (9 nomeadas), é feito de água e de amônia e com uma atmosfera rica em hidrogênio.

Maria Luiza Galeão Medeiros Lacerda Costa

Você sabia que?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e o que gira mais rápido?

Pedro Henrique Brito

Você sabia que?

Segundo a NASA, há bilhões de anos caiu sobre a terra um cometa e formou o que hoje conhecemos como o golfo do México.

Amanda Cruz Serra de Araújo – Fonte: HTTP//: web.prover.com.br

Você sabia que?

Os cientistas acreditam que o sol se formou a partir de uma enorme nuvem de gás e poeira cósmica, praticamente parte do material que seria do nascimento dessa grande estrela deu origem aos planetas do sistema solar.

Daniel Marques

Você sabia que?

Os nomes dos planetas são associados a deuses romanos e a personagens da mitologia greco-romano:

Mercúrio: Mensageiro dos Deuses;
Vênus: Deusa do amor e da beleza;
Terra: Gaia, deusa do solo fértil ou mãe de todas as divindades;
Marte: Deus da guerra;
Júpiter: Deus dos deuses;
Saturno: Deus do tempo;
Urano: Deus do céu e das estrelas;
Netuno: Deus dos mares

Gustavo Urbano – Fonte: O planetário, Editora FTD

Você sabia que?

A NASA enviou uma nave para estudar um cometa por dentro, isso aconteceu em 2006 e permitiu aos cientistas descobrirem que nos cometas, há metais muito quentes e gelo.

Davi Lisboa

Você sabia que?

A terra é o único planeta so sistema solar que tem água em estado líquido.

Pedro Henrique Rocha

23 comentários:

  1. O sol queima há 4600 milhões de anos.
    Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1692209-curiosidades-sol/#ixzz1weW0x02e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente!
      É muito quente, né?
      Imagine como deve ser quente lá em Mercúrio, que fica bem mais perto do Sol.

      Valeu a informação!
      Fernando

      Excluir
  2. As estrelas de nêutrons e os buracos negros se formam dos caroços estrelares que restam da explosão das supernovas.
    Se o caroço remanescente estiver entre uma e meia massas solares, ele irá se contrair para formar uma estrela de nêutrons. Se o caroço remanescente for superior a três massas solares, ele irá se contrair para formar um buraco negro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal as suas informações, Clarinha Pita!
      Só agora fui ver. Escreva mais vezes!

      Fernando

      Excluir
  3. ANTIGAMENTE EXISTIA 9 PLANETAS NO NOSSO SISTEMA SOLAR.HOJE SO EXISTEM 8.PORQUE 1 NAO FOI MAIS CONSIDERADO UM PLANETA.APARTIR DE 2006 ELE(PLUTÃO NAO FOI MAIS CONSIDERADO UM PLANETA,SO FICOU MERCÚRIO,VENUS,TERRA,MARTE,JUPITER,SATURNO,URANO E NETUNO.CAMILLA 2ªB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Camilla!

      Obrigado por suas informações também.
      Isso mesmo, nosso querido Plutão foi reclassificado para uma nova classe de objetos chamados de Planetas Anões.

      Valeu Camilla!
      Beijos querida.
      Fernando

      Excluir
  4. Adorei as informações dos planeta e tambem gostei dos significados dos nomes dos planetas.Ana luiza,Sophia 3ano C


















































































    ,





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza e Sophia!
      Adorei conhecer vocês e ouvir vocês falarem na Mostra de Astronomia. Vocês estão de parabéns pelo interesse demonstrado e o desenvolvimento que tiveram no assunto.
      Baijos!
      Fernando

      Excluir
  5. Adorei o que mais costei foe os voce sabia estou anciosa para a amostra de astronomia.Meu nome e Anna julia 3anoC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Julia, querida!
      Eu também estou muito ansioso para estar com todos vocês na amostra da escola, amanhã.
      Eu fiquei muito contente que você escreveu, e depois vou querer saber o que você achou da amostra, certo?
      Quero te ver lá amanhã!
      Beijos minha querida Ana Julia!!

      Fernando

      Excluir
  6. Adorei o siqnificado das palavras meu nomi e AnnaJulia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ana Julia!
      Eu também adoro aprender o significado das palavras, por isso o livro que eu mais uso é o dicionário.
      Já que você gosta de aprender o significado das palavras, em outro momento eu vou criar um glossário de astronomia para o nosso blog (glossário é um tipo de dicionário específico para os termos técnicos de um determinado assunto). Só pra você e seus colegas aprenderem um monte de novas palavras, legal?
      Beijos querida!

      Fernando

      Excluir
  7. Voce sabe responder quantas galaquiseas essestem se sim pode me respomder assa perqunta? NOME:Anna Julia ESCOLA:Despertar SERIE:3anoC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anna Julia!
      Esse assunto de galáxias é muito interessante.
      Vou abordá-lo em um pequeno artigo para o nosso blog com mais detalhes, mas respondendo desde já a sua pergunta, os astrônomos não fazem idéia de quantas galáxias existem ao todo, pois são muitas, para todos os lados que se observe no Universo. São tantas que não dá nem pra contar.
      Assim que eu puder, vou escrever sobre isso, certo?
      Beijos querida!

      Fernando

      Excluir
  8. Porfavor responda as perquntas de Anna Julia obricada pela conpaia



    Ann Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter respondido seus comentários e sua pergunta, Anna Julia!
      Eu só fui vê-los agora, porque uma amiga querida me avisou.
      Escreva sempre que você quiser.
      Beijos.

      Fernando

      Excluir
  9. Obrigada por responder minhas perquntas ASS:Anna Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anna Julia...
      Eu é que agradeço sua participação e interesse, e me desculpe a demora em responder, mas eu não havia visto suas perguntas. Olha, eu adorei te conhecer lá na Mostra de Astronomia, quando você perguntou das galáxias eu logo reconheci que era você, e adorei ouvir suas informações e dos seus colegas naquela ocasião. Ainda vou escrever o texto das galáxias, pode demorar um pouquinho mas eu escrevo. Enquanto isso vamos continuar de olho no céu.
      Aproveite bem as suas férias.
      Beijos

      Fernando

      Excluir
  10. Fernando manda um convite para eu posta no blog só para eu colocar um chat pf

    ResponderExcluir
  11. manda o convi pro meu email, meu email é thi_ago_pina@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Thiago!
      Estou ansioso para ler seu post, para reencontrá-lo e ouvir você falar sobre seus avanços em astronomia. Eu só não entendi ainda de que convite você está falando, querido. Me explique como eu mando esse convite pra você.
      Fernando

      Excluir
  12. olha uma coisa chamada painel do blogger é um lugar aonde vc pode editar esse blog sendo administrador link http://www.blogger.com/home ao chegar na página aparece uma coisa assim acessa lista de postagem ai do lado tem um botão ai se clica ai vá em configurações ai vai aparecer uma lista ai clica em adiciona autores bota meu e-mail e pronto vou te mostra alguns para você sabe melhor.

    ResponderExcluir
  13. http://prntscr.com/1uu3ly http://prntscr.com/1uu42o são passos para vc me mandar o convite ^^

    ResponderExcluir