10/19/2012

Estrelando nas melhores janelas de Feira de Santana: Ares e Antares

Oi, Turminha!

Tudo bem com vocês?
Como vão os estudos de astronomia? 

Eu, mesmo na cidade, sempre sigo de olho no céu, e apesar de não estar podendo me deslocar até a escola para estar com vocês, sempre penso em todos por aí, e continuo a disposição para tentar responder dúvidas e para ajudar vocês na busca pelo conhecimento.

Bem, hoje eu vim aqui para dar uma boa dica de observação do céu para vocês. Aí vai:

Quem puder observar o lado Oeste do céu por estes dias (o Oeste é onde o Sol se põe), observará dois astros avermelhados, bem evidentes, se destacando dos demais. Reparando melhor, observaremos que, dos dois astros, o que estará mais à direita (Norte), se difere do outro principalmente por não cintilar, enquanto o que estará mais à esquerda, cintilará bastante. Mas, quem são eles?

O astro que veremos mais à esquerda, cintilante, é a estrela mais forte da constelação do Escorpião, e o nome dele é Antares, e o astro que veremos mais à direita, o que não cintila, é o planeta Marte.

Antares, que é a estrela Alfa do Escorpião (alfa, em geral, é a estrela "principal" da constelação), tem a origem do seu nome na antiga Grécia. Trata-se de uma referência à uma de suas características mais evidentes, que é o fato de ser uma estrela avermelhada, da mesma cor que Marte.

Os gregos chamavam Marte de Ares (não confundir com a constelação de Aries), e como a Alfa do Escorpião é vermelha como Ares (Marte), e em geral ambos os astros possuem uma magnitude parecida, sempre que o planeta Ares (Marte) passa pela constelação do Escorpião, se colocando próximo da estrela alfa desta constelação, fica bem evidente como ambos os astros são parecidos, rivalizando em magnitude e em coloração. Ou seja, ambos se antagonizam, e por isso a Alfa do Escorpião foi chamada pelos gregos de Antares, ou, aquela que antagoniza Ares.

Então, turminha, vamos tentar fazer esta observação por estes dias?

É fácil, só precisamos observar a região Oeste do céu no início da noite, e veremos bem evidente estes dois astros. Lembrando que Antares, por estar muito longe da Terra (a mais de seiscentos anos luz), possui um brilho cintilante, enquanto Ares (Marte), que está bem pertinho, e sua luz é, na verdade, "emprestada" do Sol (ou seja, não é própria do planeta, sendo um reflexo da luz do Sol incidindo no planeta), tem a luz contínua, não cintilante.

Esta observação será bem fácil de ser feita para quem tiver situado em um local com boa observação do lado Oeste do céu.

Daqui de casa eu consigo ver esta parte do céu até uma certa hora, e ontem eu vi. A Lua, crescente, estava ali perto, e hoje ela estará mais acima.

Espero que você aproveite para fazer esta observação, chame a mamãe ou alguem que você goste para observar com você, e repare nos próximos dias o deslocamento aparente de Ares em relação a Antares. Beleza?
Então, fique de olho no céu e tenha boas observações!

Abraço a todos!!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário