11/13/2012

Efemérides de Novembro



Olá, turminha!

Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo bem! Minha recuperação está sendo ótima, e logo estarei andando novamente. Mas enquanto eu espero minha perna melhorar, eu continuo de olho no céu, especialmente porque o céu da primavera começa a trazer cada dia mais cedo algumas das estrelas e constelações mais bonitas do firmamento, como por exemplo, a constelação de Órion, onde estão as famosas “Três Marias”. 

E você, tem observado?

Com tantas luzes ao nosso redor, numa cidade grande como Feira de Santana, é difícil encontrar as condições ideais para observar as estrelas, mas mesmo assim vou dar umas dicas e espero que você consiga fazer algumas observações. 

O caminho que o Sol percorre no céu foi dividido pelos astrônomos em doze constelações, de forma que o Sol leva cerca de um mês para atravessar cada uma destas doze constelações. 

Este mês de novembro começou com o Sol na constelação da Balança (Libra), onde ele permanecerá até o dia 23, quando passará à constelação do Escorpião. Lembrando que, a constelação onde o Sol está, fica invisível porque as estrelas da constelação se encontram ocultas atrás do Sol (e são ofuscadas pela luz dele).

O planeta Mercúrio deu show no final de outubro aos fins de tarde; começou o mês de novembro em Escorpião, e será visível próximo a estrela Dshubba até metade do mês, quando deixará de ser visível.

O planeta Vênus nesta época é chamado popularmente de "Estrela D’álva", pois aparece bem alvo (branco) e destacado no céu antes do dia nascer, na constelação da Virgem.

Já o planeta Marte passou por Escorpião no mês passado e agora se afastou da estrela Antares, podendo ser observado alto no céu de ocidente aos finais de tarde, na constelação do Ofiúco. Antes do dia quinze do mês Marte estará em Sagitário.

O planeta Júpiter se encontrou com a Lua cheia no dia primeiro do mês... Gente, foi lindo! Estive sem internet por todos estes dias e não pude anunciar, mas quem viu não vai esquecer. Eu me preparei para ver, e foi muito emocionante ver Júpiter colado com a Lua nascendo lentamente no Leste sobre o mar. 

Mas, atenção! Isso vai voltar a acontecer no dia 28 de novembro! Júpiter e a Lua voltarão a se encontrar e será um novo momento para fazermos esta observação. 

Então não se esqueçam, dia 28 deste mês, ocorrerá uma conjunção da Lua com Júpiter no início da noite no lado Leste do céu. Convide alguém e escolha um bom local para observar!

O planeta Saturno permanece em Virgem, próximo a Leão, nascendo de madrugada.

A Lua como sempre nos reserva momentos lindos, então não podemos perder!

Dia 06 ela formou a quadratura minguante, na constelação do Câncer.

Dia 08 passa a 5º de Régulus, no Leão.

Dia 11 Lua passa a 5º de Vênus, no prelúdio da aurora, em Virgem.

Dia 12, bela configuração da Lua como um delgado minguante entre a estrela 
 Espiga e o planeta Saturno, e Vênus se destacando mais acima. Todos na constelação da Virgem, antes do dia nascer.

Dia 13 Lua nova, na constelação da Balança (Libra).

Dia 14 Lua passa ao lado de Mercúrio, e da estrela Dshubba, em Escorpião.

Dia 15 Lua como um delgado crescente em Ofiúco.

Dia 16 Lua a 6º de Marte, em Sagitário, no oeste do céu.

Dia 18 quadra crescente, em Aquário.

Dia 28 Lua cheia, em conjunção com Júpiter, em Touro (imperdível!).

Desejo a todos boas observações!

Fernando

19 comentários:

  1. Olá Fernando, ficamos felizes com a boa notícia de sua recuperação. Nós do 3º ano B estamos muito ansiosos por aquela aula noturna maravilhosa e estamos torcendo para que você fique bem!!! Abraços,

    Pró Anne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pró-Anne!

      Saudade!
      Pois é, a recuperação segue ótima.
      Também estou ansioso para estar com vocês.
      Um forte abraço!

      Fernando

      Excluir
  2. Bom dia!
    Tentamos escrever no blog durante o feriado... só agora conseguimos!!!
    Adoramos o blog.
    Clarinha e mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clarinha! Olá Beila!
      Espero que vocês tenham gostado do texto, logo volto com outro.
      Agradeço por terem escrito.

      Fernando

      Excluir
  3. Olá eu me chamo Raissa,sou da escola Despertar e estou anciosa para a sua visita aqui... No dia da amostra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa, querida!
      Eu também estou ansioso para estar com vocês e fazermos juntos uma linda observação do céu. Venha falar comigo no dia da amostra, tá?
      Beijos, querida!

      Fernando

      Excluir
  4. Oi Fernando!
    Sou Vinicius e Pedro e gostaríamos de saber o que é maior a Gigante Vermalha ou o sol?
    Qual a maior galaxia do universo?
    esperamos sua resposta abraços Pedro e Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinícius e Pedro!
      Que legal que vocês escreveram! E a pergunta é muito boa. Atualmente me parece que a maior galáxia já encontrada recebeu o nome código de IC 11001, e ela faz parte de um aglomerado de galáxias chamado Abell 2029, na constelação da Serpente. Os astrônomos estimam que ela possua cerca de cem trilhões de estrelas orbitando em torno do seu centro.
      Vale lembrar que na nossa galáxia, a Via Láctea, estimasse que hajam mais de duzentos bilhões de estrelas.
      É muita estrela, não é?
      Valeu, meninos!

      Fernando

      Excluir
  5. EU ACHEI MUITO INTERESSANTE. CAUÃ - 3º C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cauã!

      E eu adorei sua visita!
      Venha sempre que puder. Agradeço sua participação.
      Abraços, querido.

      Fernando

      Excluir
  6. OI FERNANDO MEU NOME É TAYSSA SOU DA ESCOLA DESPERTAR E ESTOU MUITO ANCIOSA PARA A AULA NOTURNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayssa, querida!

      Eu também estou muito contente em saber que estaremos juntos no dia 27, para falarmos desse assunto tão legal que é a observação do céu e a astronomia.
      Obrigado por ter escrito, Tayssa!

      Abraços!

      Fernando

      Excluir
  7. Adorei as informaçoes da atimosfera o que mas gostamos foi dos siqnificado dos nomes dos planetas.Anna julia e Sanantha do 3anoC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Julia e Sanantha, que dupla!

      Eu também adoro saber o significado dos nomes. Existem livros especializados nisso, que falam sobre o nome das estrelas, dos planetas, em sua origem na mitologia.
      E o assunto "atmosfera" também é muito interessante e cheio de ricos detalhes. Fico feliz com a visita de vocês ao nosso Blog, e me sentirei mais estimulado para escrever.
      Valeu, meninas!

      Fernando

      Excluir
  8. Oi Fernando! Você sabia? que caiu um Meteorito no Estados Unidos e causou briga entre as pessoas que encontraram? Quem vc ac ha que deveria ficar com o meteorito? Tchau atè mais...
    Tayane 3ANO C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayane!

      Existem pessoas que negociam, compram e vendem meteoritos, ou seja, pedaços de rochas que vêem do espaço. É fácil reconhecer estas rochas porque normalmente são negras e bem pesadas, mas existem muitas variedades.
      Essa história que você mencionou, eu ainda não escutei.
      Que tal se você escrever contando ela para nós?
      Adorei sua participação, querida!

      Fernando

      Excluir
  9. EU ACHEI ESSE BLOG MUITO INTERESSANTE E LEGAL E ESPERAMOS A SUA VISITA
    THIAGO E GABRIEL. 3º

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Thiago e Gabriel!
      Muita gentilesa de vocês postarem seus comentários, estou muito contente porque vou conhecer todos vocês.
      Valeu meus queridos.
      Abraços!

      Fernando

      Excluir
  10. Gente!
    Quantas visitas e comentários!
    Fiquei super contente!!

    Eu também estou muito muito feliz de saber que se aproxima nosso encontro. Vamos fazer uma linda observação do céu juntos.

    Vou tentar responder as perguntas uma a uma.
    Abraços!

    Fernando

    ResponderExcluir