11/28/2012

28 DE NOVEMBRO DE 2012: OCULTAÇÃO DE JÚPITER

Uau, turma!
Foi incrível, alguém viu?

Daqui de casa tive uma visão privilegiada, desde quando a Lua nasceu entre um pouco de névoa no Leste, um grau acima de Júpiter e uns quatro graus ao norte de Aldebaran. 

Como a Terra, a Lua também gira para o Leste, e em seu movimento de translação, aos poucos ela foi aparentemente se aproximando de Júpiter e às 20 horas e 33 minutos  (em Salvador), Júpiter se ocultou a nordeste do Oceano Procellarum (depressão mais extensa na Lua). Foi um momento mágico...

Passados vinte e sete minutos, Júpiter começou a despontar no noroeste da Lua, na altura do Mar da Serenidade, e com o movimento lunar em torno da Terra, aos poucos ambos foram se afastando. Ainda estão muito próximos enquanto escrevo, Júpiter está apenas um grau a noroeste da Lua, e seguirão se afastando.

Foi em momentos assim que nossos ancestrais perceberam que a Lua percorre o céu de Oeste para Leste, igual a Terra. Observamos a Lua e o Sol ascenderem no Leste e declinarem no Oeste, porque a Terra gira muito rápido para o Leste, e nosso meridiano vai ultrapassando a Lua e o Sol à medida que a Terra gira. 
  
Lembram da linha do meridiano, que vimos no Planetário, ligando o Pólo Norte ao Pólo Sul, passando por sobre nossas cabeças? Pois... Outra hora falaremos mais sobre ela.

O que importa agora é que a conjunção e ocultação de Júpiter com a Lua hoje foi um momento muito especial, espero que você tenha tido a oportunidade de observar.

Abraços!
Fernando



    

8 comentários:

  1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=268632446593595&set=a.213431575447016.41675.213418448781662&type=1&theater, veja achei uma bela imagem da lua ontem.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Professor, eu achei muito interessante Júpiter perto da Lua, por que eu nunca tinha visto um planeta perto da Lua, eo livro que você me deu, eu já comecei a ler e estou achando muito legal!
    Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarinha!
      Eu também achei muito interessante. Eu já tinha visto outras conjunções, mas esta foi especialmente bela.
      Eu me lembro que em uma outra conjunção que eu vi de Júpiter, meus pais estavam me visitando, na Chapada Diamantina, e eu os acordei de madrugada para vermos juntos a conjunção. Também foi linda aquela noite.
      Aproveite a leitura do seu livro, acho que você vai aprender bastante. As informações que você considerar mais importantes você pode trazer para dividir com a gente, no nosso blog (como você fez com a informação da temperatura e da pressão do Sol). Assim aprenderemos juntos.
      Beijos querida!
      Fernando

      Excluir
  3. Bom dia, Prof. Fernando

    Sou de Curitiba, trabalho com seu pai,uma pessoa muito especial,tenho esse privilégio.Seus pais na verdade, pois conheço sua mãe também, muito Querida. Achei muito interessante seus textos, pois sou leiga no assunto e assim estou podendo aprender muito com suas informações.

    Grata,
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita!
      Muita gentilesa sua, obrigado.
      Trabalhar com ele é realmente um previlégio e um aprendizado, mas bom mesmo é o risoto que ele faz aos domingos... :)
      Saudade das Araucárias!
      Abraços
      Fernando

      Excluir
  4. Fernando.

    Infelizmente perdi a oportunidade de desfrutar do "momento mágico" ao qual você se refere designando o instante em que Júpiter se ocultou a nordeste do Oceano Procellarum. Deve ter sido realmente lindo. Li alguns comentários sobre esse evento celeste na Gazeta do Povo, um dos jornais daqui de Curitiba, Paraná.
    Mas tenho a lhe dizer que considero mágico, também, o efeito que seus ensinamentos de astronomia causam nessas crianças privilegiadas da "ESCOLA DESPERTAR".
    Isto é algo edificante e louvável. Oxalá mais escolas adotassem essa iniciativa de se preocupar em oferecer conhecimentos diversificados e motivadores aos seus alunos. Nosso querido e grande poeta, Olavo Bilac,deve estar se regozijando em seu eterno descanso, ao ver que esses pequenos baianos de Feira de Santana, estão aprendendo a observar o céu e a "conversar" com as estrelas, como ele o fazia. Posso dar-lhe uma sugestão? Procure o poema sobre conversar com as estrelas, que ele escreveu há tantos e tantos anos e do qual poucos ainda se recordam, e depois o leia para essas queridas e motivadas crianças. Elas entenderão e ficarão felizes ao perceber a arte que reside nesse fato que você as faz vivenciar nesta época em que vivemos, quando as pessoas já não encontram tempo nem disposição de erguer seus olhos para o firmamento e lá buscar paz e bem.

    Cumprimento a Escola Despertar e os professores envolvidos nessa atividade tão maravilhosa, pela delicada, sábia e gentil iniciativa.
    Parabenizo a você por sua entrega, por seu entusiasmo e dedicação em repassar a essas mentes e corações que se abrem para o saber, conhecimentos que serão esteio para o amor ao nosso Universo e à Humanidade como um todo.

    Grande abraço e imensa admiração.

    Reny


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dona Reny!
      Em nome dos alunos e educadores da Escola Despertar, agradeço seu comentário e sua visita ao Blog da nossa turminha. Durante anos me alimentei dos malotes de informações científicas que você e minha irmã me enviavam pelo correio, assim como livros de astronomia, os mais importantes que li. Seu papel como educadora segue sendo muito importante em meu processo de aprendizagem. Obrigado!
      Fernando

      Excluir