11/28/2012

NOITE DE LUA CHEIA NA MOSTRA DE ASTRONOMIA




A noite de 27 de novembro de 2012 certamente será revivida em nossas memórias por muito tempo. Foi um momento em que paramos para ouvir nossas crianças falarem sobre planetas, sobre o Sol e a Lua e as galáxias distantes. A bordo da minha ‘cadeira espacial’, mais próximo à altura das crianças, em dado momento me senti em meio a uma festinha de aniversário... Tudo ao meu redor era divertido, era alegria. Para olhar para os adultos eu precisava virar a cabeça para cima, e até o pé direito do amplo saguão do Museu Parque do Saber me parecia mais alto... Mas ora, quem diria, aquela realidade era um sonho esperançoso e belo... Sobre as mesas, ao invés de doces, havia planetas e luas, e todo o Sistema Solar, mais estrelas e outras guloseimas científicas, que eu adorei... Era como uma doce e divertida brincadeira, e o objeto do nosso divertimento era o conhecimento e a astronomia.

Pensei em Newton, em Galileu, nos mistérios todos que velaram a humanidade durante milênios, sendo ditos assim, na voz fina e tenra destas gentes tão pequenininhas, com tão poucas translações, tão ávidas pelo saber... As informações saíam às vezes um tanto tímidas, outras vezes com grande facilidade. Alguns traziam seus textos na ponta da língua, outros os traziam com mais paixão, cada um ao seu modo, mas todos de forma consistente, digna, valorosa. As turminhas do terceiro ano da Escola Despertar nos mostraram ontem, com simplicidade e consistência, o quanto tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Para mim, visitar as apresentações, escutar as crianças falarem suas informações, foi o momento mais especial da noite.

Depois, mesmo com a luminosidade da cidade e da própria Lua cheia, fomos para o pátio do Museu para observar o céu. Além da Lua cheia, linda, que ascendia em Touro, pudemos ver as principais estrelas que estavam no céu no momento, que eram as estrelas Formalhaut, alfa da constelação do Peixe Austrinu; as estrelas Al Danab e Al Nair, da constelação do Grou; Archenar, da constelação do Eridanus; Altair e Tarazed, da constelação da Águia; e além destas, ainda nos esforçamos para observar, em meio a poluição luminosa, o brilho esmaecido de Deneb Algiedi e Nashira, do Capricórnio, e Hamal e Sheratan, do Áries.

Mas entre tantas estrelas, o que mais brilhava eram os olhinhos das crianças ao redor, confortados pela presença da família, em torno de uma atividade tão salutar, como a contemplação da natureza. A presença dos pais, mães, avôs e avós, tios e amigos, agregava muito valor àquele momento.

A certa altura eu perguntei para que lado girava a Terra, e escutei uma voz de criança responder em um tom seguro e certeiro: “-Para o Leste!” Em meio a mais de cento e sessenta pessoas, um menino tinha essa certeza: A Terra gira para o Leste!

Então eu perguntei quem havia respondido aquilo, e para minha surpresa, junto à parte de trás da minha cadeira, pronto a ajudar a empurrar se eu precisasse, estava o nosso querido João Francisco, que foi aluno do Projeto de Olho no Céu na sua primeira edição, em 2010. O João nunca esqueceu esta importante informação. E a partir daí, tenho certeza de que ninguém que esteve presente jamais esquecerá que a Terra gira para o Leste, porque, como nós falamos, se um dia ela mudar de direção, seremos todos os primeiros a saber, não é mesmo? :)

Então entramos para dar início à sessão na cúpula do Planetário. Uau! Lotamos as 165 poltronas, e outras muitas crianças preferiram o conforto do colo dos pais. O Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo estava feliz, pleno, realizado em seus objetivos.

Nossa querida coordenadora Izabella Saback iniciou a apresentação, agradecendo pela presença de todos e ao Museu, representado pelo planetarista Fábio Ramos, pela especial disponibilização do espaço para a Mostra, e nos falou um pouco sobre o "Projeto de Olho no Céu", em sua terceira edição. Então foi a vez das professoras Anne, Emilia e Emili, que parabenizaram suas respectivas turmas, agradecidas pelo empenho e receptividade demonstrada em torno do assunto. 
Chegou a minha vez, e com um microfone sem fio em uma mão e um apontador lazer na outra, esqueci-me que estava a bordo de uma cadeira de rodas, e me senti viajando no céu... Até agora eu fecho os olhos e lembro-me da cúpula do Planetário estrelada, e do quanto me parecia grande o significado de estarmos ali. Com os recursos da tecnologia do planetário Carl Zeiss, no conforto daquele prédio imenso e sofisticado, nos dedicamos a uma atividade tão atávica quanto a observação do céu.

Viajamos virtualmente para fora do nosso planeta, vimos a Terra do espaço, a dicotomia entre o dia, iluminado pelo Sol, e a noite, imersa na umbra da Terra, onde as grandes cidades se pareciam com ilhas de luz.  Demos um passeio pela Europa, o norte da África, vimos o curso do rio Nilo, a imensidão do Saara. Atravessamos o Atlântico e vimos as luzes de Salvador, tão fácil de achar por sua peculiar geografia, e ali ao lado da Capital da Bahia, distinguimos as luzes de nossa querida Feira de Santana, pórtico para o sertão.

Depois fomos à Lua, vimos o Mar da Tranquilidade, onde pousou a Apollo 11, pudemos ver a cratera de Copérnico se elevando iluminada sobre o Oceano Procellarum, que é a depressão mais extensa da Lua, e seguimos para Marte, depois para Júpiter, até chegarmos no ‘Senhor dos Anéis’, lindo Saturno.

Então partimos em uma jornada pelas estrelas, até os confins de nossa Galáxia, e a deixamos, e vimo-la de fora, e ao olhar ao redor, contemplamos uma imensidão de galáxias, formando uma superestrutura de conglomerados galácticos ligados por filamentos de galáxias, esboçando a feição de uma rede neural... Sim, de certa forma, observar o céu é olhar para dentro de nós mesmos. É conhecer um pouco sobre nossa própria origem, e diante da grandeza do Universo, não sentirmo-nos pequenos ou oprimidos, mas antes sim, sentirmo-nos parte dessa grandeza.

Assim, alcançamos o cume da III Mostra de Astronomia das turminhas de terceiro ano da Escola Despertar com uma retumbante e contagiante salva de palmas.

Ao sairmos, como havia sido dito durante a atividade, Júpiter nos esperava próximo à Lua, ganhando altura no oriente, ajudando a Lua a iluminar nosso caminho de volta pra casa.

Hoje, tenho certeza, muitos de nós, nos mais diferentes pontos da cidade, estaremos reunidos novamente sob o mesmo céu, para observarmos a linda conjunção entre Júpiter e a Lua.

Agradeço a todos mais uma vez, especialmente a nossa coordenadora Bella e à direção da escola por acreditar em um Projeto considerado tão vanguardista para a faixa etária, e agradecer especialmente às crianças por todo o carinho e atenção que me dispensaram e aos pais, cuja presença nos fortaleceu.

Desejo a todas as crianças ótimas férias, e um mês de dezembro cheio de observações do céu!

Forte abraço a todos.

Fernando H. Munaretto
Astrônomo amador
      

16 comentários:

  1. Que experiência maravilhosa estas crianças estão tendo a oportunidade de vivenciar. Parabéns a Escola Despertar pela magnifica iniciativa. Com ações como esta voltamos a acreditar em educação com qualidade. Parabéns a Fernando pela destreza e sensibilidade com que descreve os momentos especiais dessa vivência e pelo seu extraordinário conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal!

    Acabei de ver a Lua, linda, cheia, entre umas poucas nuvens sobre o mar, e logo abaixo e à esquerda do centro da Lua, está Júpiter, lindos, formando uma linda configuração, ascendendo sobre o Atlântico. A estrela Aldebaran, alfa do Touro, se mantém oculta na névoa, mas logo aparece, vamos ficar de olho!
    Agradeço o comentário acima.

    Abraços!
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Fernando,

    Ao ler seu texto tão poético me emocionei, por tudo que vivemos e pelo deslumbramento que sentimos em desenvolver esta atividade com as nossas queridas crianças e poder compartilhar tantas descobertas de forma natural e alegre. Estou muito feliz e satisfeita com a III Mostra de Astronomia e pelo trabalho em parceria que realizamos! Um abraço carinhoso a todos que vivenciaram esse momento tão sublime nas nossas vidas. Vale a pena...
    Pró Anne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pró Anne!
      Foi uma noite feliz. Parabéns mais uma vez pelo trabalho realizado em sala de aula. Eu agradeço a oportunidade de estar entre vocês, alunos e educadores da Escola Despertar, aprendendo e construindo juntos.
      Abraços!
      Fernando

      Excluir
  4. Simplesmentemaravilhoso tudo isso.
    Romeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Romeu...
      O primeiro globo que eu tive foi o senhor quem me deu. Sempre achei incrível o seu conhecimento. Obrigado por ter me mostrado para que lado a Terra gira!

      Fernando

      Excluir
  5. Bom dia!
    professor, afase da Lua que eu mais gosto é aLua cheia,por que ela está toda iluminada,e o livro que você me deu eu já li e gostei muito!
    Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!
      Você já leu o livro todo? Que legal!
      Estou vendo que te dar livros é um bom investimento.
      Eu também já comi todo o doce de amendoim que você e o João me deram... Só de lembrar me dá água na boca.
      E eu também gosto demais da Lua cheia, igual a você.
      Beijos querida!

      Fernando

      Excluir
  6. Boa noite!
    Professor,eu baixei um jogo no IPad, que você tem que ligar as estrelas para formar as contelações!
    Clara.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Clara!
    Estou super interessado em conhecer este jogo que você baixou. Vou procurar fazer o mesmo, deve ser muito divertido. Como é o nome do jogo?
    Eu gosto muito de desenhar o céu, e fazer o desenho das constelações, sempre brinquei disso no papel, mas não imaginava que haviam joguinhos de ligar as estrelas e formar suas respectivas constelações. Isso pode ser uma super ferramenta para nos familiarizarmos com o céu, brincando. Sua iniciativa foi ótima! Esse joguinho pode ter grande valor didático, especialmente durante o período de estudo do assunto. Vou procurar conhecê-lo, mas desde já quero registrar aqui que sua ideia e iniciativa de encontrar o joguinho e compartilhar conosco, no blog da turma, foi muito boa e procurarei me apropriar do potencial didático que ela enseja. Este comentário teve um especial valor para mim, agradeço, mais uma vez. Suas iniciativas são sempre muito edificantes.
    Um forte abraço, querida!

    Fernando

    ResponderExcluir
  8. Fernando.

    Que texto mais lindo você redigiu. Sua alma de poeta captou tudo o que se passou numa noite memorável e de grande emoção, haja vista a beleza que emana de seu escrito.
    Tanta emoção, tanto entusiasmo e tanta vida me contagiaram, assim como, tenho certeza, a tantos quantos tiveram a oportunidade de ler o que sua alma lhe ditou.
    Amo essa paixão que você deixa aflorar naquilo que faz, que escreve, que vive.

    Sou sua admiradora de carteirinha e de primeira fila.

    Com carinho

    Reny.

    Parabéns à Bella, Anne, Emilia e Emili pela sua direção e envolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Reny...
      Muita gentileza sua visitar e comentar o blog de nossa turminha. Você é a estrela alfa da minha constelação.
      Beijos!

      Fernando

      Excluir
  9. Que texto incrível!!! Rapaz.... a proza que você utilizou, nos leva a entrar nele e vivenciar junto com você a experiência. Não seria exagero comparar seu dom de escrever com o dos gênios da literatura.
    Pelo que "vi" em seu texto, a o momento foi maravilhoso. Além da palestra, vocês forma agraciados pelos astros do lado de fora...Deve ter sido muito especial para você. Se houver oportunidade gostaria de ver a do ano que vem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Aurélio!
      Agradeço sua atenção e a gentileza de seu comentário.
      Mando um especial abraço para você, e para todos os alunos e educadores do Colégio Montessouri, de Alagoas.
      Obrigado por visitar-nos.
      Forte Abraço!
      Fernando

      Excluir
  10. Boa noite!
    O nome do jogo : ligue as estrelas.
    Professor eu acertei todas as questões da prova de astronomia, e sabe quanto eu tirei? 10.
    Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Clarinha!
      Querida, você mereceu esta nota, parabéns!
      As professoras, a escola, eu, estamos superfelizes pelo desempenho mostrado por você e por todos os seus colegas.
      Aliás, nossas prós também estão de parabéns, não é mesmo?!
      Muito bom!
      E agradeço pela informação do nome do jogo, eu vou procurar, estou ansioso para conhecer.
      O céu deste final da primavera e do verão vindouro está repleto de objetos celestes muito legais para observarmos.
      Continue de olho no céu!
      Beijos querida...

      Fernando

      Excluir