11/19/2012

DIA DA BANDEIRA


Oi, turminha!

Hoje, dia 19 de novembro é o dia da Bandeira Nacional. 
Você já reparou que a maioria das bandeiras dos países possuem estrelas?
Algumas trazem o Sol estampado, como a da Argentina e do Uruguai, outras trazem um Sol estilizado, como a do Japão. 

Bandeira da Argentina


Bandeira do Uruguai

 Bandeira do Japão

As bandeiras de alguns países árabes trazem a Lua desenhada como um delgado crescente, porque o calendário islâmico é do tipo lunar, e a observação do primeiro delgado da Lua crescente tem especial importância para a determinação dos principais eventos. 

Bandeira da Mauritania

Bandeira da Argelia

Bandeira da Líbia

Bandeira da Tunisia

A bandeira da Turquia, por exemplo, que é muito parecida com a bandeira da Tunisia e de outros países árabes, como a Líbia, a Argélia, Mauritânia e outros mais, trás a Lua estilizada, em conjunção com uma estrela. Eu ainda não conheço a história destas bandeiras, mas certamente a estrela que aparece em conjunção com a Lua (uma conjunção bem estilizada, diga-se), em todos estes casos, deve ser uma das estrelas que estão no caminho aparente da Lua, ou, mais provavelmente um planeta, possivelmente Vênus, talvez Júpiter ou Marte, que também estão no caminho aparente que a Lua percorre no céu, formando regularmente lindas conjunções.


Turquia


Bandeira da Liga dos Países Árabes

A bandeira da Austrália trás a constelação do Cruzeiro do Sul inteira, com as quatro estrelas principais mais a estrelinha “Intrometida”. Repare que as estrelas são ilustradas com sete pontas e há uma solitária à esquerda, que eu ainda não sei o que representa, mas certamente possui algum significado simbólico para os australianos.

Austrália
Já na bandeira da Nova Zelândia, a constelação do Cruzeiro do Sul aparece apenas com suas quatro estrelas principais, sem a estrela "Intrometida". 

Nova Zelândia
Se você puder, verifique estas bandeiras e repare.

Na Europa, muitos países tiveram suas origens em reinos da idade média e mantiveram a base heráldica de suas tradições, por isso em geral não tem estrelas, apenas faixas de cores; mas a bandeira da União Européia é um círculo de estrelas.

Bandeira da União Européia

Mas creio que a Bandeira mais astronômica de todas é a Bandeira do Brasil!
O círculo azul na nossa bandeira, representa o céu, e as estrelas representam as constelações que estavam sobre a cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil, no dia e na hora da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. 

Foram escolhidas uma estrela para cada estado, e quando foram criados novos estados no Brasil, como o Amapá, Roraima e Tocantins, para cada estado novo acrescentou-se uma nova estrela na Bandeira.

A idéia de representar a Bandeira da República com o céu do momento do seu nascimento é muito legal. Para mim isso é bastante simbólico e poético.

No entanto, existem alguns detalhes de como foi feita a arte da bandeira, que não são tão simples de explicar, e por isso falaremos sobre eles em outro momento.

Na ilustração abaixo, está o nome de todas as estrelas da bandeira e os estados que elas representam.

Quero que você repare no Cruzeiro do Sul, ao centro. Você reparou alguma coisa estranha nele? 

Bem, eu voltarei para continuarmos essa conversa.
Aguarde o restante do artigo.

Abraços

Fernando










4 comentários:

  1. Boa tarde!
    A estrela 13 (Espítito Santo)fica no lado direito do céu visto da Terra. Mas quem fez a Bandeira do Brasil, fez como se tivesse vendo do Universo, aí ela fica do lado esquerdo.
    Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!
      Clara, querida, é isso mesmo!
      Estou surpreso com sua rapidez e com sua observação.
      Era exatamente sobre isso que eu estava chamando a atenção.
      Existe uma explicação sobre como a bandeira foi desenhada que esclarece esta questão, você sabe qual é?
      Assim que eu puder eu volto para contar esta história.
      Adorei sua participação!
      Beijos Clara.

      Fernando

      Excluir
  2. Fernando as luas um dia vão morrer?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Eu acho que a resposta mais adequada seria dizer que, um dia, as luas deixarão de ser luas, e se transformarão em outras coisas, porque na natureza as coisas estão sempre se transformando. Mas a vantagem de ser lua é que as luas tendem a viver felizes e durante tanto tempo que é até difícil de imaginarmos.

      Obrigado por sua participação!
      Fernando

      Excluir