11/28/2012

ESTRELANDO: O ENCONTRO DA LUA COM JÚPITER

Pessoal!
Acabei de ver, agora, apareceu a estrela Aldebaran, à direita da Lua. Ela é uma estrela gigante vermelha muito famosa. 

A conjunção está muito linda, vou voltar lá para assistir, como eu falei ontem, talvez haja uma ocultação, que é quando a Lua passa bem na frente da estrela, ocultando-a. Mas se não ocultar, vai passar tão próximo que vai ser lindo de assistir. 

Quem observar, comente a observação que fez. Todo comentário será apreciado e bem vindo. 

Abraços!
Fernando

6 comentários:

  1. Boa noite!
    Eu também vi Júpiter, e achei muito interessante!
    Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo muito lindo ver Júpiter e a Lua se encontrando...
      Fernando

      Excluir
  2. Pena que eu não vi!. Adoro ver o céu!

    Chegaram a alguma conclusão a respeito da constelação de Orion?

    Já li que as Pirâmides do Egito foram construídas de acordo com as Três Marias. E, até Juscelino Kubichek, na construção de Brasilia, foi ao Egito e fez os prédios de acordo com esta constelação. É verdade? Alguem sabe algo sobre isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Obrigado pela visita e cometário ao Blog da nossa turma.
      Eu não sei sobre a história do Presidente JK que você comentou, mas a suposta relação das Pirâmedes com as Três Marias pode existir em algum nível arquitetônico, afinal, toda construção, inclusive sua casa ou a minha, a princípio devem levar em consideração a posição da casa (ou apartamento) em relação ao caminho do Sol.
      Todo arquiteto trabalha com as tábuas solares, para que o projeto arquitetônico harmonize as entradas de luz diurna, por exemplo, com a passagem do Sol.
      É assim desde as primeiras construções mais sofisticadas do passado remoto, até os dias de hoje.
      Quanto mais sofisticada for a construção, mais em evidencia ficará esta relação Sol/arquitetura.
      Vera, querida, seja sempre bem vinda para dividir conosco suas dúvidas e observações do céu. O fato de você observar o céu aí do Rio Grande do Sul, abaixo do Trópico de Capricórnio, enriquecerá suas observações em relação as feitas por nós, aqui na Bahia.
      Forte abraço!

      Fernando

      Excluir
  3. Fernando.

    Curvo-me diante de tua sabedoria e me orgulho de tuas sempre novas conquistas.
    Que a sede de conhecimento que sempre te atormentou continue presente em tua vida, pois ela te fará crescer, o que somente fará bem a todos nós que gostamos de te ouvir, principalmente as crianças com as quais tens o privilégio de compartilhar aquilo que sabes.

    Grande abraço.


    Reny - Paraná

    ResponderExcluir
  4. Eu fico olhando o céu todos os dias,e eu vi esse dia, a Lua alinhada com a Aldebaran e com um ponto bem brilhante que dava para ver q era um planeta pq ele não cintilava,mas por ser muito brilhante eu achei q era Venus,e esse post me ajudou,agr eu sei q planeta é aquele fazendo parceria com Aldebaran..
    obg pelo post, abraços-

    Martiana -Campinas

    ResponderExcluir