12/06/2012

EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS: DEZEMBRO DE 2012



Olá, turma!
Estamos chegando ao final do ano de 2012 e é hora de aproveitarmos as férias da escola para pesquisar por nós mesmos alguns assuntos do nosso interesse.

Por isso eu vim aqui deixar algumas dicas de observação do céu para você acompanhar ao longo do mês. Não importa onde você passará suas férias, estaremos sempre sob o mesmo céu.
 
O mês de dezembro começou com o Sol na constelação do Serpentário (Ofiúco, em latim). A constelação do Serpentário fica ao lado norte da constelação do Escorpião, e sua estrela alfa se chama Rasalhage (2.06 de magnitude).

No dia 17.12 o Sol passa à constelação do Sagitário, onde permanecerá todo o restante do mês.

Dia 21.12 será o dia mais longo do ano! É quando, devido a inclinação do eixo da Terra, o Sol atinge a altura do Trópico de Capricórnio. 

Chamamos este acontecimento de Solstício de Verão. Ao longo dos seis meses desde o dia 21 de junho de 2012, dia após dia, o Sol percorreu toda a região do céu entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, que ele atingirá no próximo dia 21.12.12. Então ele retornará o caminho inverso, sempre percorrendo de um Trópico ao outro entre junho e dezembro e de volta de dezembro a junho.

Os trópicos delimitam seu caminho aparente no céu. Quando ele alcança a altura do Trópico de Câncer, por volta de 21 de junho, ocorre o Solstício de Inverno no Brasil (a noite mais longa do ano), e quando ele alcança o Trópico de Capricórnio, como fará agora, em 21 de dezembro, ocorre o Solstício de Verão (o dia mais longo do ano). Entre um Trópico e outro, o Sol passa pelo Equador Celeste, que é a projeção do Equador Terrestre na esfera celeste, e quando isso ocorre acontecem os Equinócios, de Primavera em Setembro e de Outono em Março. As estrelas que estão nesta faixa do céu entre os trópicos, fazem parte  das chamadas constelações zodiacais. 



Mercúrio segue em Libra até o dia 12.12 quando então passa à constelação do Escorpião, e no dia 16 passa à constelação do Serpentário (Ofiúco). Dia 11 Mercúrio forma linda conjunção com  a Lua minguante no prelúdio da alvorada.

Vênus inicia o mês em Libra, formando uma linda configuração matutina com Saturno, Espiga e Mercúrio. No dia 11.12 entra em conjunção com a Lua minguante antes do nascer do dia. Dia 18.12 Vênus passa à constelação do Escorpião e oculta a estrela Grafias. Dia  22.12 Vênus passa à constelação do Serpentário (Ofiúco).

Marte segue na Constelação do Sagitário, erguendo-se no oriente do céu pela madrugada. Em finais de dezembro passará para a constelação do Capricórnio.

Júpiter segue como o astro mais evidente no céu, depois do Sol e da Lua, no início das noites de dezembro, no lado Leste do céu, próximo à estrela Aldebaran, do Touro. Como está em oposição ao Sol, Júpiter se encontra em fase cheia, e se destaca no céu, diferindo das estrelas por não cintilar, apresentando uma luz contínua e de tom amarelecido.

Saturno alcança a fronteira entre as constelações zodiacais da Virgem e da Balança (Libra).

Dia 06 Lua em quadra minguante.
Dia 13 Lua nova.
Dia 20 Lua em quarto crescente.
Dia 28 Lua cheia (em Gêmeos).

Boas observações!
Fernando

Um comentário:

  1. Excelentes dicas, Fernando. O tempo, aqui em Curitiba, compromete um pouco a observação, mas dentro do possível, estarei atenta.
    Nesses dias que precedem o Natal, o céu faz, para mim, um convite muito especial e por isso tocou-me especialmente uma frase que escreveste: "estaremos todos debaixo do mesmo céu". Isto é muito profundo e merece meditação de igual profundidade.
    Animada por essa certeza de nos encontrarmos sob o mesmo céu, o que significa proximidade no contexto universal, começo uma nova semana com o propósito de ser cada vez mais solidária, para ajudar na construção de um mundo melhor.
    Grande abraço
    Reny - Curitiba - Paraná

    ResponderExcluir