12/31/2012

O ÚLTIMO CREPÚSCULO DE 2012


Olá, turma!
         Agora é o início da tarde do último dia do ano de 2012. O Sol, na constelação do Sagitário, vai perdendo altura no céu claro e enevoado desta tarde mormacenta de verão, em que até os ventos pararam de soprar.
De onde escrevo vejo o Farol de Itapuã, suas faixas vermelhas e brancas contra o mar ao fundo. A espuma alva parece um crochê ornando a praia dourada que se estende a nordeste. Mas hoje o mar não está azul; o dia é claro, mas sem brilho. Mar... Céu... Agradecemos por tudo. Fica o sorriso alegre em nossas lembranças...
Enfim, chegamos ao último dia do ano. Mas, pensando bem, o fim é apenas uma convenção humana, necessária em seus objetivos práticos; computar o tempo e formular calendários é um dos principais frutos da observação celeste e da astronomia (como já vimos em artigo anterior). Mas o que é o fim senão a possibilidade de um novo início?
Eis, pois, que o crepúsculo é apenas uma passagem, a transição do dia que acaba, e para quem ama as estrelas é bonita a noite que fica.  Não tarda e outro belo crepúsculo faz nascer um novo dia.
Aprendi muito nesse ano que hoje finda. Aprendi com cada um de vocês, aprendi escrevendo para o nosso Blog, aprendi com meus pais, aprendi com minha mulher, com meus amigos. Aprendi muito observando o céu, a Lua, os planetas, as estrelas e toda a natureza. Agradeço a força e o carinho que todos vocês me deram quando eu atravessei um momento difícil, agradeço a direção da escola, a nossa querida coordenadora Bella, por me incentivar a estar presente na Mostra de Astronomia, e parabenizo as professoras Anne, Emilia e Emili, pelo excelente trabalho realizado em sala. Apesar das dificuldades, 2012 também deixará saudade.  
Daqui algumas horas, após o ocaso do Sol, veremos nascer, lindas, no sudeste, baixo no céu, Sírius e Canópus, que são, respectivamente, as estrelas de maior magnitude aparente do céu. No leste, ainda com o céu azul, poderemos ver Júpiter, e depois começarão a aparecer Rigel, Betelgeuse, Aldebaran, Belatrix, as Três Marias, Procyon, Póllux e Castor, e mais tarde nascerá a Lua, em Câncer.
Quando for meia noite, os fogos de artifício tentarão alcançar a constelação de Orion, onde ficam as Três Marias, que estarão próximas ao zênite, brilhantes no céu dos primeiros instantes de 2013, coroando nossas cabeças.
A noite será curta devido à proximidade com o solstício, ocorrido em 21/12/12, e lá pelas 3 horas e 45 minutos da madrugada nascerá Vênus, entre as estrelas da constelação do Ofiúco, ao lado do Escorpião. Quando Vênus tiver quase à meia altura entre o horizonte leste e o zênite, ascenderá Mercúrio sobre o oriente, anunciando o primeiro crepúsculo de 2013. O púrpuro e o dourado ganharão a linha do horizonte, e o Sol se erguerá para um novo dia.
O blog Despertar Para a Astronomia agradece a todos os que nos visitaram ao longo de 2012, e deseja um feliz 2013 para você, repleto de novos saberes, aprendizados e muitas observações do céu!
Forte abraço a todos!
Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário