9/25/2013

ASSIM COMEÇOU ESTA PRIMAVERA!

Oi, turminha!
 
Ontem o crepúsculo vespertino foi lindo!
Vênus parecia um farol erguido no ocidente, ao lado da estrela Zubem El Genub, causando sombra aos objetos na Terra. Mais abaixo, em uma diagonal descendente, Saturno, solitário, jazia iluminado entre a Balança e a Virgem, e mais abaixo, sobre o horizonte oeste, Mercúrio cintilava como uma estrela de primeira magnitude, avermelhado, em conjunção com a estrela Alfa da Virgem. 

No noroeste, Arcturus também cintilava fortemente, cada vez mais à medida que perdia altura e se aproximava do horizonte. Da mesma forma Rigil Kentaurus e Hadar, no sudoeste. Antares, Al Danab, Al Nair, Formalhaut, Vega, Deneb... Foram todas aparecendo. Não tardou para que o centro galáctico se tornasse evidente no zênite, pendendo da abóbada celeste como um lustre fosco de cristal, enquanto a constelação dos Peixes ascendia no oriente.


Logo comecei a ver diversos satélites passando, entre eles, um se destacou, enorme, com uma magnitude aparente próxima a da estação espacial quando visível da Terra, seguindo num sentido geral de oeste para leste. De repente, cortando o céu desde o Cisne até o Capricórnio, surgiu lancinante um supermeteoro, cujo núcleo era branco, com uma cabeleira amarela que se alongou em um enorme rastro verde, estendendo-se por uma distância angular superior a vinte graus... Não me contive e vibrei um longo e sonoro grito entusiasmado, que durou desde o momento em que o vi até o momento em que sumiu próximo ao zênite. Foi emocionante.

Mais satélites passavam, às vezes de norte a sul, às vezes de leste a oeste, e vice versa. Não tardou e outro meteoro parecido, com quase as mesmas características, mas um pouco menos expressivo, desceu do céu pelo Centauro até próximo ao horizonte sudoeste. Nesse momento os últimos tons do crepúsculo já haviam dado lugar à noite e o céu estava todo estrelas. Sentia-me feliz por aquele momento. Quem diz que os astros não influenciam a vida na Terra nunca se emocionou com um céu estrelado.

Hoje Vênus e Mercúrio já haviam se afastado das respectivas estrelas que ladeavam ontem. Procure observar, mesmo na cidade, em um local adequado, é possível acompanhar este espetáculo que embeleza estes primeiros dias da estação das flores.

Boa observação a todos!
Fernando

25 comentários:

  1. eu gostei muito disso '-'

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito disso '-' assinado Thiago P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!
      Que bom que você gostou. Fico feliz.
      Este pequeno texto foi extraído e adaptado de uma página de meu diário pessoal. Na mesma noite, encontrei outras pessoas que observaram o meteoro maior (como meu amigo Michel, neto de Dona Dalva), e Mercúrio (observado e identificado por outro amigo meu, o Velho Rui, condutor do ônibus escolar aqui da nossa pequena vila).
      E você? Já pensou em manter um diário? Um espaço para suas observações e descrições da natureza? É muito divertido a gente criar o hábito de escrever sobre os assuntos que mais nos interessam.
      Thiago, querido, agradeço sua participação no blog da turma, escreva sempre que quiser. Abraço!
      Fernando

      Abraço!
      Fernando

      Excluir
  3. a primavera é ótima para tomar banho de piscina e ela é linda

    laura e sofia bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meninas!
      Li suas palavras como se colhesse flores. Pois que não há metafísica maior no mundo do que tomar banho de piscina na primavera! E comer chocolates, claro! Como diria o grande poeta português...
      Obrigado, Laura e Sofia, por esse momento ensolarado.
      Beijos, queridas.

      Fernando

      Excluir
  4. me manda um convite para o blog, eu posso botar um chat assinado:Thiago P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Thiago!
      Eu lhe retorno logo mais.
      Agradeço desde já seu entusiasmo e sua participação.
      Forte abraço!
      Fernando

      Excluir
  5. adoramos nosso projeto De Olho no Céu


    Carlos márcio e Rafael :)

    ResponderExcluir
  6. adoramos nosso projeto De Olho no Céu


    Carlos márcio e Rafael :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninos!
      Foi muito bom conhecer vocês, e estou ansioso para revê-los em nosso próximo encontro. O Projeto de Olho no Céu é um projeto que enxerga longe, não é mesmo? :)
      Abraços, queridos, e vamos ficar de olho no céu!
      Fernando

      Excluir
  7. Oi Fernando adorei ir ao Parque do Saber, foi muito legal adorei ir ao espaço com vc.

    bjs Luísa e Luanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas!
      Eu também adorei estar no Planetário do Parque do Saber, com vocês, e a viagem que fizemos pelos planetas do Sistema Solar.
      Beijos, queridas Luísa e Luanna!
      Fernando

      Excluir
  8. Qual é o planeta que é possível viver ?

    laura e sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha e Sofia!
      Por enquanto, os seres humanos só estão adaptados para viver na Terra, por isso mesmo precisamos preservar o nosso planeta. Talvez um dia, no futuro remoto, nós tenhamos tecnologia para nos adaptarmos a outros ambientes, criando biosferas artificiais que reproduzam condições de vida como as da Terra, em outros planetas ou em seus satélites naturais, ou, ainda, em estações espaciais. Mas, por enquanto, e por muito tempo ainda, só teremos a Terra como nosso lar.
      Fernando

      Excluir
  9. Oi Fernando gostamos da viajem e estude mais pra ensinar mais a gente Jose´ e Jonmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jonmar!

      Vou seguir o seu conselho e estudar mais, querido.
      E você também, assim um ensina para o outro, beleza?
      Abraço, querido!
      Fernando

      Excluir
    2. Abraços, José!
      Bons estudos pra você.
      Fernando

      Excluir
  10. Fernando qual é o planeta que tem mais anos?

    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luísa!
      Existem astrônomos especializados no estudo dos planetas, esse assunto é muito interessante. Eu mesmo gosto muito de geologia, que é a parte da astronomia que estuda a estrutura física da Terra e dos outros planetas, na medida do possível.
      Calcula-se que cerca de 99% da massa do nosso sistema solar, esteja no próprio Sol. Quando o Sol entrou em fusão termonuclear, há alguns bilhões de anos atrás, uma parte do material que ficou orbitando ao redor do Sol "recém nascido", teria se agregado para formar os protoplanetas, que foram acrescidos com cada vez mais material enquanto iam se tornando os corpos mais massivos em suas respectivas órbitas. Estes protoplanetas dariam origem aos planetas como conhecemos hoje. Então, muitos astrônomos acreditam que, embora sejam bastante diferentes entre si, os planetas do nosso sistema solar devem ter uma idade parecida e uma mesma origem em comum.

      Fernando

      Excluir
  11. muito massa você


    Gabriel

    ResponderExcluir
  12. fernando qual e o planeta mais quente mesmo ?


    luanna



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando pode me manda um convite para eu posta no blog?Só para eu botar um chat manda pelo meu imail =, meu imail é thi_ago_pina@hotmail.com

      Excluir
    2. Querida Luanna!
      Em primeiro lugar, agradeço sua participação e também sua pergunta. Durante muito tempo os astrônomos achavam que o planeta mais quente do Sistema Solar era Mercúrio, porque é o planeta mais próximo do Sol. Mas quando nossa tecnologia nos permitiu, mandamos sondas para Vênus e descobrimos alguns de seus segredos. Um dos segredos de Vênus estava escondido sob sua atmosfera. A atmosfera de Vênus é tão densa que criou um "efeito estufa", que ocorre quando a composição e a densidade da atmosfera são capazes de reter o calor do planeta, mesmo no período noturno, por isso, mesmo de noite, qualquer parte do planeta Vênus é muito quente. Já o planeta Mercúrio não possui uma atmosfera considerável, de forma que na parte iluminada (dia) de Mercúrio é sempre muito quente, mas na parte não iluminada (noite) é frio. Na nossa Lua ocorre a mesma coisa. No dia da Lua, a temperatura pode ser superior a 100º Centígrados, e na noite pode ser inferior a -100º Centígrados.
      Isso tudo só nos faz valorizar mais o nosso próprio planeta, não é mesmo?
      Beijos, querida!
      Fernando

      Excluir