9/22/2013

DESPERTAR DA PRIMAVERA



Feliz primavera para todos nós, hoje é dia de equinócio! 


Primavera: Estação das flores

Para quem mora em um ambiente natural mais preservado, com um contato íntimo e diário com os animais e as plantas, fica mais fácil de notar o quanto a posição da Terra em relação ao Sol e à Lua influi no dia a dia dos seres vivos e na própria estrutura física do planeta. 

Nesta Lua cheia, que ocorreu próximo ao dia do equinócio, não pude deixar de notar um aumento de atividade entre as mais diversas espécies, a começar pelos insetos, que estão na base da cadeia alimentar, até as aves, os mamíferos, os répteis e outros. A mesma coisa acontece com as espécies vegetais, ou talvez de forma ainda mais forte, pois os vegetais fazem fotossíntese e, por tanto, devem sentir ainda mais as mudanças de intensidade na incidência da luz solar, como é o caso agora, com o fim do inverno e início da primavera, quando as plantas começam a receber mais luz do Sol e muitas espécies começam a florescer. 


Pitangueira florida.

Depois de meses sem ver serpentes, esta semana registrei a aparição de quatro cascavéis nas proximidades de casa. Uma delas estava de barriga visivelmente cheia, o que denota ter se alimentado pouco antes, e outra era filhotinho. Embora eu não seja biólogo, acompanho de perto diversas espécies em seu habitat natural, procuro sempre estudá-las e identificá-las, e há 17 anos acompanho diariamente os movimentos da Terra e as fases da Lua, de forma que não posso deixar de notar, por minha própria experiência, uma estreita relação no comportamento de várias espécies com as estações do ano e as fases da Lua. A começar pelas espécies que regulam seus hábitos pelas marés, mas também pelo comportamento dos insetos, que estão na base da cadeia alimentar e que, por tanto, influem em toda a cadeia. 


Na primavera, muitos animais que no inverno andavam recolhidos, começam a sair de suas moradas para se alimentar e se reproduzir, como é o caso de alguns animais pecilotérmicos, como esta Cascavel do gênero Crotalus Durissus, ofídio de hábitos noturnos que pode passar todo o inverno sem se alimentar.


Com a proximidade da primavera as pitangueiras estão em flores, outras estão completamente carregadas, e os pássaros (que neste momento vejo aos montes) se favorecem dessa fartura. A criançada também!

 






Gabriela (12) e Cauan (10). A infância é a primavera da vida!

Pois, aqui em casa tem um ninho, que um casal de passarinhos fez uns três anos atrás, e que desde então é reaproveitado por outros casais todas as primaveras (talvez sejam os herdeiros do casal que construiu o ninho), e pelo movimento nas redondezas, parece que já tem um novo casal de olho no ninho neste início de primavera. Nesse momento eles estão me espiando pela janela, bem pertinho de onde está o ninho. Este ninho está bem protegido, num lugar quentinho e confortável, além de estar em ótimas condições de uso.


Ninho de passarinho na varanda de casa.


O casal de passarinhos espiando pela janela, averiguando as condições de segurança do ninho (onde, talvez, um deles tenha nascido).

Como prelúdio desta primavera, este mês tivemos uma belíssima conjunção da Lua com Vênus, e de Vênus com Saturno. E se amanhã você tiver oportunidade, ao pôr do Sol, poderá ver, ainda no último tom de azul do dia, o planeta Mercúrio, cintilando como se fosse uma estrela, de cor encarnada (avermelhado), acima do horizonte oeste. E acima de Mercúrio poderemos ver a estrela Alfa da Virgem (Espiga), e mais acima Vênus, inconfundível, com Saturno ao seu lado direito em uma diagonal descendente.


Aproveite a estação das flores, observe a natureza, cuide bem de seu ninho, e fique ligado no céu. Desejo a todos uma feliz primavera!

Fernando



5 comentários:

  1. muito legal isso Fernando parabens por esses altografos e muita sorte para voce


    Eugenio e joao pedro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por tudo que você fez na sua vida e que dia você vem aqui na Escola Despertar e que dia vai no parque do Saber que dia vou li ver la

    assinado João pedro e Eugenio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos João Pedro e Eugênio!
      Em breve eu estarei aí na escola para o nosso próximo encontro. E ainda este ano, no Projeto de Olho no Céu, faremos mais um encontro no Planetário do Parque do Saber, e dessa vez poderemos levar nossa família.
      Vai ser muito bom! Mas até lá, fiquem de olho no céu, e procurem observar Vênus ao início das noites de outubro, no lado oeste do céu.
      Abraços, queridos!
      Fernando

      Excluir
  3. Lindo texto Fernando! Senti o cheiro das primaveras da minha infância. Adorei as imagens. Senti saudades do sabor das pitangas de Igatu. Parabéns!
    Alaíde

    ResponderExcluir
  4. Professora Alaíde, querida!
    Que alegria ler você aqui! Venha colher pitangas nesse quintal quando puder, amiga. Sua visita ao blog da nossa turminha é sinal de muito prestígio para nós.
    Obrigado por esse retorno, tão carinhoso.
    Forte abraço.
    Fernando

    ResponderExcluir