3/04/2013

Efemérides de março – 2013



Oi, pessoal!

Hoje eu passei aqui para escrever as efemérides deste mês. Mas, o que é mesmo uma efeméride? 

Efeméride é uma relação dos principais eventos previstos para acontecer em um determinado período de tempo, sobre um assunto específico. 

Por exemplo: a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e as Olimpíadas de 2016, previstos para acontecerem no Brasil, são eventos importantes que fazem parte das efemérides esportivas internacionais. Da mesma forma, as datas para as próximas eleições, fazem parte das efemérides políticas; os eventos relacionados à religião fazem parte das efemérides religiosas; e assim por diante. Para nós, as efemérides que interessam no momento são as efemérides astronômicas, onde poderemos encontrar a relação dos principais fenômenos astronômicos previstos para o mês de março. Beleza? Então, vamos lá!
  
O mês de março iniciou com o Sol na constelação do Aquário, onde nossa bela estrela amarela ficará até o dia 11, quando então passa à constelação dos Peixes, onde permanece até o fim do mês, de acordo com os limites oficiais para as constelações, convencionado pela União Astronômica Internacional.
  
Mercúrio começa o mês na constelação dos Peixes, mas já no dia 05 alcança a constelação do Aquário, mantendo-se invisível por estar entrando em conjunção com o Sol. A partir da metade do mês Mercúrio será visível sobre o horizonte leste antes do Sol nascer, como o astro mais expressivo entre as estrelas da constelação do Aquário, anunciando as últimas alvoradas do verão de 2013.

Vênus inicia o mês em Aquário, cada dia mais próximo de entrar em conjunção com o Sol. Ou seja, ao longo do mês o planeta Vênus estará acima do horizonte no mesmo momento que o Sol. Por isso não o veremos. Entre os dias 27 e 30 de março Vênus atravessa um pedacinho da constelação da Baleia.

Marte iniciou o mês em Aquário, mas no dia 04 alcança as estrelas de Peixes, onde permanece ao longo do mês, em conjunção com o Sol.

Júpiter permanece em Touro, visível desde o início das noites, a cerca de 4º da estrela alfa do Touro, Aldebaran.

Saturno permanece todo o mês em Libra, próximo a estrela alfa librae, que se chama Zuben El Genub.

No dia 20 de março termina o verão, e começa o inverno. Esse momento é chamado de equinócio, e ao longo do mês falaremos mais sobre isso.

A Lua começou o mês ocultando a estrela alfa de Virgem, que se chama Espiga, logo nas primeiras horas da madrugada do dia 01.

No dia 04 a Lua alcança o quarto minguante.

No dia 10, no limiar entre o céu escuro e os primeiros tons da aurora, o derradeiro delgado minguante da Lua ascenderá sobre o horizonte, em conjunção com Mercúrio. Será uma observação belíssima, mas difícil de fazer, dada a proximidade com o horizonte e o crepúsculo matutino.

No dia 11 a Lua é nova, em conjunção com o Sol e com Vênus.

A partir do dia 13 a Lua poderá ser observada após o ocaso do Sol, como um delgado crescente no lado oeste, com o céu ainda azul.

No dia 20 acontece o equinócio de outono, que marca o fim do verão, e o início do outono.  

No dia 27 a Lua atinge o plenilúnio, nascendo cheia sobre o horizonte leste ao final da tarde.

Ao longo do mês estão previstas algumas chuvas de meteoros, as chamadas estrelas cadentes. Vale a pena ficar de olho no céu!

Abraço a todos!
Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário