3/10/2013

PRINCIPAIS COMETAS EM 2013

Oi, turma!

Este ano promete ser um ano auspicioso para os observadores do céu. No dia 15 de fevereiro tivemos o lindo espetáculo proporcionado pelo enorme meteoro que riscou o céu da Rússia, na região dos Montes Urais, e outros menores, que também foram registrados em vídeo no mesmo período, como o que caiu na Califórnia no dia seguinte, 16 de fevereiro.

E, este mês, há dois cometas próximos de seus periélios (momento de maior proximidade com o Sol). Eles se chamam Lemmon e Panstarrs, e observá-los requer algum empenho por parte do observador, além de condições adequadas para a observação.  

O cometa Lemmon (C/2012 F6 Lemmon), foi descoberto em 23 de março de 2012 pela equipe de astrônomos do Observatório de Mount Lemmon - EUA, por isso levou esse nome, mas também poderia ser chamado de cometa Limão, já que sua coloração é nitidamente esverdeada (resultado de sua composição química). Por enquanto, Lemmon só é visível com o auxílio de instrumentos, como modestas lunetas e telescópios, na constelação do Sculptor (Escultor). Estima-se que entre os dias 10 e 23 de março, o cometa alcance magnitude 3, tornando-se visível a olho nu. Mas, devido à proximidade com o Sol, visto de Feira de Santana é possível que ele seja oculto pelos tons luminosos do crepúsculo vespertino.

Já o cometa Panstarrs (C/2011 L4 Panstarrs), em aproximação com o Sol, está mais facilmente visível, e há uma expectativa do cometa poder ser observado a olho nu, na constelação da Baleia, no início das próximas noites, no sudoeste baixo do céu, à esquerda de onde o Sol se põe.

Fiz uma rápida pesquisa na internet e não encontrei nenhum relato de observação a olho nu do Panstarrs visto desde a Bahia, ainda. Graças à dica de um amigo, que me lembrou da passagem do cometa, vou tentar fazer esta observação hoje, após o ocaso do Sol. É uma observação dificultada pela proximidade do horizonte e do horário crepuscular. Daqui de casa, terei que fazer algum malabarismo para observar o oeste baixo, mas se eu conseguir observar o cometa eu conto para vocês amanhã.

Eu gosto muito da constelação onde o cometa Panstarrs está no momento. É a constelação da Baleia, que em latim se chama Cetus. Quero voltar outro momento para escrever um pouco sobre esta constelação.

Por hora, vou deixar esta linda fotografia (abaixo), tirada pelo astrônomo Yury Beletsky, a partir do deserto de Atacama, no Norte do Chile, onde aparecem no mesmo campo visual, os cometas Lemmon e Panstarrs.

Os cometas Lemmon e Panstarrs, observados do deserto do Atakama, março de 2013. Foto: Yuri Beletsky (NASA).

Vamos ficar de olho no céu!
Abraço a todos!
Fernando

Pós Scriptiun: Texto adaptado do artigo Cometas 2013, publicado no blog EXPLORANDO O CÉU em 06/03/13, pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário