11/01/2013

EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS - NOVEMBRO DE 2013.




Oi, turma! 

Hoje, quando novembro chegou, encontrou Júpiter entre as estrelas dos Gêmeos, enquanto a constelação do Caranguejo (Cancer) ascendia sobre o horizonte. Júpiter era o astro de maior magnitude aparente no céu daquela hora, ganhando altura no oriente, dois graus a leste de Wasat (Delta Geminorum). No sudeste, Sírius e Canópus, as estrelas de maior magnitude aparente do céu, cintilavam lindamente. No poente, Sadalmelik (Alfa Aquarii), e Enif (Epsilon Pegasi), perdiam altura num mergulho lento para o oeste. Antes da terceira hora da madrugada nasceu Marte, em Leão. Na quarta hora nasceu a Lua, em Virgem. O aspecto lunar, delgado, minguante, anunciava a chegada do Sol. Como um mantra espontâneo principiando um rito ancestral, o gorjeio dos pássaros deu início ao arrebol do primeiro dia do novembro que nascia.


Nesse mês deve acontecer um evento capaz de causar fortes emoções e deixar uma lembrança marcante na mente de quem o assistir. Por volta do dia 11, ladeando a estrela Zavijava (Eta Virginis), deverá ser visível a olho nu, no céu da madrugada, o tão aguardado cometa 2012 S1, ISON. Sua magnitude aparente aumentará à medida que o cometa se aproximar do Sol. No dia 18 o cometa ISON passará por Espiga (Alfa Virginis), e antes do alvorecer do dia 24 ISON formará uma belíssima e inesquecível conjunção com Saturno, Mercúrio e Zuben El Genub (Alfa Librae). Será um evento imperdível para os amantes do céu


Nossa estrela mãe iniciou o mês na constelação da Balança (Libra), em conjunção com Mercúrio. No dia 07 entrará em conjunção com a estrela Zuben El Genub e com o planeta Saturno. No dia 23 nossa estrela entra nos limites oficiais da constelação do Escorpião (repare que, graças ao chamado Movimento de Precessão dos Equinócios, atualmente há uma diferença de quase um mês na posição do Sol em relação às constelações zodiacais, para a data vigente dos signos na astrologia). Dia 30 o Sol entra nos limites oficiais da constelação do Serpentário (Ophiucus).


Mercúrio, na antiga Grécia e depois, em Roma, na crença politeísta daqueles povos foi relacionado com a figura de um mensageiro, o Mensageiro dos Deuses. Sempre indo e vindo de um lado a outro do Sol, ora se antecipando ao caminho de nosso Astro Rei entre as estrelas do zodíaco, ora percorrendo seu rastro, o pequeno planeta entrou novembro em conjunção com o Sol, mas, expedito, já ao terceiro dia do mês alcança as estrelas da constelação da Virgem, onde fará breve incursão até voltar à Balança no dia 19. Nos dias seguintes, quem se levantar antes do Sol poderá ver Mercúrio aproximando-se angularmente de Saturno e de Zuben El Genub (Alfa Librae), até que nos dias 24 e 25 os três astros nascerão em conjunção com o cometa ISON, adornando de maneira singular e efêmera a hora alva do dia.

Vênus, sempre tão linda e encantadora, continua emprestando alegria à noite de cada um dos dias desse segundo terço da primavera. Sua luz, emprestada do Sol é tão bela e causa tanta alegria aos olhos dos amantes do céu, que, de alguma maneira, parece refletir muito mais luz do que registra seu albedo. O mais “feminino” entre os planetas, relacionado pelos antigos gregos e romanos como a Deusa da Beleza e do Amor, iniciou novembro entre as constelações do Serpentário e do Sagitário. Mais precisamente (segundo o software que consulto para aferir estas posições), Vênus amanheceu o dia primeiro no Serpentário e anoiteceu em Sagitário. Quem a acompanha sabe quão rápido Vênus (e Mercúrio) se deslocam no firmamento. No dia 06 Vênus ladeará a Lua, oferecendo um belíssimo espetáculo ao público, na Terra. Início: crepúsculo vespertino. Local: lado oeste do céu. Não deixe de assistir! Mais uma produção da Natureza, em cartaz no céu de algum lugar da sua cidade! E a agenda de Vênus não para por aí: no dia 11 o planeta pode ser observado ao lado de Kaus Borealis (Lambda Sagitarii); dias depois deve ocultar a estrela Phi Sagitarii, e o fim da ocultação deve se dar ao entardecer do dia 16. No dia 18 Vênus oculta a estrela Nunki (Sigma Sagitarii). É muito legal acompanhar Vênus no dia a dia. Você já a observou nesta temporada? Se não, ah! Se dê esse prazer, ela está ali, no final da tarde, ao seu alcance, como o terceiro astro de maior magnitude aparente (depois do Sol e da Lua), no lado oeste do céu. Vênus permanecerá em Sagitário até o final do mês, vale a pena conferir!

Marte, o Deus da Guerra no politeísmo greco-romano, tinha dois cães terríveis, que se chamavam Phobos e Deimos. Quando os astrônomos descobriram que o planeta Marte tinha duas pequenas luas, deram-nas o nome dos cães de Marte. Phobos e Deimos são dois imensos asteroides, com aquele aspecto irregular que lembra a forma de uma batata, e que provavelmente em algum momento do passado foram capturados pelo campo gravitacional de Marte. Na antiga Grécia, o planeta Marte chamava-se Ares. O novembro de 2013 encontrou-o entre as estrelas do Leão, discreto, visível apenas nas madrugadas. No dia 26 Marte alcança as estrelas da Virgem e, na madrugada seguinte, 27, Marte nasce a 5º da Lua, minguante.  

Júpiter está todo bonitão, com seu belo tom amarelo, na constelação dos Gêmeos, nascendo por volta das 22 horas e quarenta minutos. No dia 21 poderá ser observado a menos de 5º da Lua.

Saturno começou o mês entrando em conjunção com a estrela Alfa Librae e com o Sol. Ao alvorecer dos dias 24 e 25 Saturno ascenderá sobre o horizonte leste em conjunção com Mercúrio, com a estrela Alfa Librae e com o cometa ISON. Imperdível!

A Lua iniciou novembro em Virgem, nascendo como um delgado minguante a menos de 5º de Porrima (Gamma Virginis).

Dia 02 Lua em conjunção com Espiga (Alfa Virginis).

Dia 03 Lua nova, em conjunção com Mercúrio e Saturno.

Dia 05 a Lua poderá ser observada como um delgado crescente, no lado oeste do céu, próxima à estrela Antares (Alfa Escorpii).

Dia 06 Lua a menos de 10º de Vênus, no lado oeste do céu.

Dia 10 Lua em quadra crescente.

Dia 17 Lua cheia, a cerca de 6º das Plêiades, na constelação do Touro.

Dia 18 Lua a cerca de 4º de Aldebaran, a leste das Híades, em Touro.

Dia 21 Lua a cerca de 5º de Júpiter, nos Gêmeos.

Dia 25 Lua em quadratura minguante.

Dia 27 Lua a cerca de 5º de Marte.

Bem, espero que a efeméride deste mês sirva às suas observações do céu e lhe estimule nessa aventura que a observação celeste nos proporciona. Um abraço a todos!

Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário