11/21/2013

IV MOSTRA DE ASTRONOMIA DA ESCOLA DESPERTAR



Oi, turma!

A IV Mostra de Astronomia das turminhas da segunda série da Escola Despertar, realizada no saguão e na cúpula do Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, nesse último dia 19 de novembro, foi um sucesso!

As apresentações de nossas crianças, suas maquetes coloridas e brilhantes, a tecnologia sustentável de seus robôs feitos de embalagens de iogurtes, nos falaram sobre como devemos cuidar melhor de nosso pequeno planeta azul, e nos ensinaram que é tempo de reciclar as ideias, em prol de uma relação mais equilibrada com nosso planeta e seus recursos. De um modo tão simples, nos demonstraram como querem construir o futuro, mais limpo, com mais conhecimento e cuidado.

As maquetes sendo montadas no saguão do Museu Parque do Saber.


Muitas falas saíram lindas, enquanto outras quase não puderam ser ouvidas em meio aos ruídos de fundo, próprios de uma feira de salão com quase duzentas pessoas. Mas os olhinhos diziam tanto... A timidez, a insegurança, a surpresa, a novidade e o modo de experimentar as coisas pela primeira vez são próprias do aprendizado. A Terra está em eterno movimento pelo espaço tempo, de forma que nada acontece duas vezes do mesmo modo ou no mesmo lugar, há como que uma singularidade própria a cada instante, e viver é aprender algo novo a cada dia.

Reciclando ideias, em prol de uma relação mais equilibrada com o meio ambiente.


Aprendi com cada um de vocês, mesmo com aqueles que pela dinâmica do evento não pude ter maior contato. Porque o que mais me fascina em estar no papel de educador é a possibilidade de aprender.     


Pois, assim foi, e quando fecho os olhos ainda vejo os rostinhos de todas as crianças presentes, sorrindo, felizes, entusiasmadas, e dos pais, orgulhosos e contentes com as conquistas intelectuais e práticas de seus filhos. Essas lembranças voltam na memória e me alimentam de coisas boas.

Desde então estou trabalhando em um evento da UFRB,  em Cruz das Almas,  e só agora tive oportunidade de vir aqui e escrever um pouco sobre nossa Mostra. Mas durante todo o dia de ontem, as lembranças ficaram voltando à minha memória, e a cada pouco eu comentava com quem estivesse ao meu lado, sobre tudo o que vivi em companhia de todos vocês. Volto a fechar os olhos e me lembro das imagens do campo magnético da Terra, esvoaçante como um véu, se alongando no espaço sideral circundante, soprado pelo vento solar. E lembro-me das imagens da superfície de Marte, das crateras que vimos na Lua e em Mercúrio, da Estação Espacial Internacional, nos lembrando que a astronáutica e seus frutos já são um passo sem volta na construção do futuro da humanidade. Lembro-me das imagens que vimos de Júpiter, de suas manchas atmosféricas, das formações de furacões gigantes em sua superfície e do pequeno Lucas respondendo acertadamente que a rotação de Júpiter se realiza em pouco menos de dez horas; lembro do nosso querido Hugo, que ao ser questionado se Júpiter era um planeta gasoso ou rochoso, não teve dúvidas em responder que o maior dos planetas do nosso sistema solar é gasoso; de todas as crianças respondendo em uníssono, em tom firme e confiante e em volume bem alto, que a Terra gira para o leste!

Lembro-me de cada detalhe, de cada expressão, de cada rostinho, de cada gesto de carinho, dos comentários dos pais, da satisfação em seus semblantes. E agradeço a todos, a começar pela nossa querida coordenadora Izabella Saback, que sempre acreditou e incentivou o Projeto de Olho no Céu, e nossas diretoras Ana e Ana Rita, que desde que a ideia desse projeto surgiu, durante um passeio pedagógico pela Chapada Diamantina, nos apoiaram em tudo o que foi preciso, não apenas de forma material e profissional, mas também com muito carinho, atenção, envolvimento pessoal e deferência.


As famílias compareceram em peso para a IV Mostra de Astronomia Despertar.


Também precisamos destacar o trabalho realizado em sala de aula pelas nossas queridas professoras Daniela, Emilly, Luana e Renata, que se empenharam em introduzir-se no assunto astronomia, para darem o melhor de si na construção desses conhecimentos junto com as turmas e assim alcançarmos o sucesso que tivemos.

Somos gratos ainda a toda a equipe do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, pelo apoio na realização do evento, e à nossa querida cidade de Feira de Santana, por oferecer para toda a sua população e à toda região do Recôncavo, do sertão próximo e da capital, um super espaço de entretenimento e educação, equipado com um instrumento pedagógico maravilhoso, repleto de possibilidades didáticas, como é o caso do planetário ZKP-4 Quinto, da Karl Zeiss, disponibilizado pelo Museu Parque do Saber.  


Fernando dando início à sessão na cúpula do planetário.

E, por fim, mas especialmente, preciso agradecer aos pais e familiares pela presença em nossa Mostra, pelo incentivo e acompanhamento dos interesses de seus filhos pelo assunto, em casa, e agradecer às crianças, que são a razão de todo nosso empenho e nossas melhores esperanças para a construção de um planeta melhor para vivermos. Agradeço às crianças ainda por sua generosidade espontânea, sua alegria, pelo carinho, pela curiosidade e vontade de aprender, que alimentou a nós, educadores envolvidos, durante toda essa jornada pelas estrelas. 

O Projeto de Olho no Céu é um projeto educacional de vanguarda, o tipo de projeto emplacado somente por escolas muito comprometidas com os valores educacionais mais legítimos e contemporâneos, e que sem o apoio e o acompanhamento da família não teria jamais a mesma força e o mesmo efeito. 

Enfim, fica aqui registrado o meu agradecimento a todos vocês que participaram dessas conquistas e farão parte dessas lembranças, com as quais me alimentarei até o próximo ano, e por muitos outros anos ainda.

A todos vocês, meu abraço mais carinhoso, e vamos continuar de Olho no Céu!

Fernando H. Munaretto

22 comentários:

  1. Adorei ser espectadora dessa aula maravilhosa. Obrigada Fernando por nos fazer amar ainda mais o nosso planeta e nos sentir como parte importante do universo. Você é um excelente educador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua presença em nossa atividade, e em especial pela atenção em comentar. Agradeço ainda pelo teor gentil e incentivador do comentário.
      Fernando

      Excluir
  2. Quanta alegria ver tantas lembranças guardadas de um único evento...você é um educador de excelência, Fernando. Rumo ao novo ano já consigo desdobrar os novos pedidos para você...Sigamos, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bella!
      Nós é que agradecemos por seu comprometimento e sua capacidade profissional. Trabalhar sob sua coordenação é muito produtivo e gratificante. Que o Projeto de Olho no Céu tenha longa vida!
      Beijos, professora querida, e obrigado por tudo!
      Fernando

      Excluir
  3. Das palavras desse texto brotam sabedoria, conhecimento, alegria, interação, amor humano, enfim, tudo o que possamos admirar , aprender e nos alegrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Romeu, meu querido mestre, meu primeiro professor!
      Que satisfação encontrá-lo aqui e ler seu comentário tão generoso.
      Sua presença é muito constante no meu dia a dia, e ainda absorvo e aprendo com os ensinamentos que recebi de ti.

      Muito obrigado, sempre!
      Fernando

      Excluir
  4. Oi!! Não pude estar ai, mas já conheço de longe o trabalho que o Miró realiza então tenho certeza que foi fantástico. Tiraram fotos esse ano, Fernando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Aurélio!
      Que alegria te ler aqui, vc sempre me incentivando. Agradeço sua atenção de sempre, meu jovem amigo, me sinto prestigiado com suas visitas.
      Forte abraço!
      Fernando

      Excluir
    2. Ia me esquecendo...
      Em relação às fotos, foram tiradas muitas, com certeza, mas em função da necessidade de autorização dos pais para a publicação das imagens, pode ser que demore um pouco a serem postadas. Com certeza agregariam valor ao texto. Abraços!
      Fernando

      Excluir
    3. Beleza, se você conseguir as autorizações coloca ela aqui para a gente ver.
      Abraços

      Excluir
  5. Caro professor Fernando
    Que escrita linda e sensível cheia de vida e de alegria.
    Lembro-me a primeira vez que te vi diante de uma roda de crianças: fiquei impressionada com a sua didática, na sua condição de respeitar o erro, e fazer o acerto ser valorizado por todos. Caro professor, a escola precisa de você! Da sua leveza, da sua dedicação, do seu comprometimento, do seu "não ter limites" para ter a melhor possibilidade de ensino e aprendizagem para as nossas crianças. Estou certa de que as crianças também guardarão para sempre esta experiência, pois sem dúvida ela alcança saberes multidisciplinares e convoca as crianças para pensarem na complexidade, no que vai além do que seja possível tocar ou ver....Parabéns professor! Parabéns Escola Despertar! Parabéns pais! Parabéns crianças por emprestarem a sua beleza e doçura para nós, adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida coordenadora Gabi Azevedo...
      Vindo de uma educadora do seu nível e com a sua experiência, essas palavras, escritas assim, de modo tão elegante, valem mais para mim do que um diploma. Obrigado por seu incentivo e seus feedbacks ao longo desses anos. Foi sempre muito engrandecedor para mim trabalhar com profissionais como vc. Um forte abraço, com muito carinho.
      Fernando

      Excluir
  6. Amigo querido...
    Seu relato é tão simples e verdadeiro, que parece que estive lá nesse evento absorvendo cada detalhe e sentindo a energia dessas crianças que tem muita sorte de poder ter momentos ao lado de um mestre tão iluminado e cheio de sabedoria como você!...que você possa transmitir esse amor pelo Universo, pela vida e pelas " pequenas-grandes coisas" (que são as que realmente interessam nessa nossa jornada no planeta azul) a esses pequeninos seres que devem aprender a amar desde cedo a natureza em todo o seu esplendor, afinal eles é que serão responsáveis pelos caminhos e decisões que a Humanidade tomará...receba meu abraço carinhoso de amiga-irmã que sempre estará por perto em pensamento!!!Com carinho!

    ResponderExcluir
  7. Gio, querida!
    Agradeço sua visita ao blog e o comentário carinhoso. Ao longo desses anos todos, desde que estudamos juntos na sétima série, sua amizade e seu carinho sempre foram uma fonte de energia para mim. Forte abraço para você e para toda sua família, com muito carinho também.
    Beijos, querida amiga.
    Fernando

    ResponderExcluir
  8. Sensacional meu amigo Fernando! Que as forças cósmicas atuem de modo a iluminar e encaminhar esses pequenos através da sua grandeza de educador, de homem comprometido com a nossa verdadeira Natureza.

    Grande abraço!
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande David!
      Sua visita, aqui registrada, é motivo de grande satisfação para mim, meu amigo. Em nome de toda a turminha agradeço sua atenção e o teor generoso e positivo de seu comentário.
      Forte abraço, e espero revê-lo em breve, em Curitiba.
      Fernando

      Excluir
  9. Que belo trabalho!!!!!! É com orgulho danado que identifico na cidade "portal do sertão" no interior da Bahia uma proposta de tamanha grandeza.Parabéns a todos, professores,educandos e a Fernando, que vem possibilitando novos horizontes.
    Abraços, Ana Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Que bom te ler aqui. Concordo com você de que Feira de Santana é mesmo uma cidade especial, por vários motivos. Eu gosto muito.
      Em nome de toda a turminha da Escola Despertar agradeço sua visita e sua atenção em comentar. Beijos e um forte abraço pra você.
      Fernando

      Excluir
  10. Quanta sensibilidade permeia o texto desse educador! Imagino o quão importantes devem perceber-se essas crianças ao se sentirem alvo de tanta atenção que vem de permeio a esses interessantes ensinamentos.
    Parabéns, Fernando! Tua grandeza como ser humano está explícita no que escreves e implícita no que transmites, principalmente ao se considerar o teu público:crianças. Essa é a fase mais significativa do aprendizado, que nem sempre é devidamente contemplada. Por esse motivo cumprimento aqui, também a "Escola Despertar" que tão louvavelmente agrega esse tipo de atividade em seu currículo.Isso é demonstração de que sabe realmente o que significa a educação integral do ser humano.
    Grande abraço ao Fernando, aos professores e à coordenação geral.

    Reny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Reny...
      Minha eterna professora. Obrigado por tudo.
      Fernando

      Excluir
  11. Olá Fernando!
    É com muita alegria que leio seu texto, cheio de vida e de tocante sensibilidade. Lembrei de uma frase de Paulo Freire que diz assim: "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
    Felicidades sempre!
    Alaíde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alaíde...
      Obrigado por prestigiar-nos com sua visita e com esta bela citação, tão apropriada. Ainda me alimento da boa energia daquelas palestras do início dos anos dois mil, onde você generosamente já me incentivava.
      Forte abraço minha professora querida.
      Com carinho
      Fernando

      Excluir