11/15/2013

O CÉU DO DIA XV DE NOVEMBRO DE 1889.

Olá, turma!

Hoje é feriado e aproveitei para passar aqui e escrever um breve artigo. Mas, porque mesmo o dia 15 de novembro é feriado?

Porque foi a data da proclamação da República Federativa do Brasil, no ano de 1889.

Antes do dia 15 de novembro de 1889, o Brasil vivia sob o regime de monarquia, era chamado de Império e seu imperador era Dom Pedro II, filho de Dom Pedro I e Dona  Leopoldina, e pai da Princesa Isabel.

A queda da monarquia no Brasil não foi tão traumática para a família real quanto foi em outros lugares. Talvez porque o próprio imperador fosse relativamente complacente com o emergente movimento republicano. A família real foi exilada, na Europa, de onde provinha, e continuou ostentando um excelente padrão de vida. 

Como um elo com o passado, a bandeira republicana manteve as mesmas cores e as mesmas formas geométricas da bandeira do Império, permanecendo o retângulo verde, o losango amarelo, e substituindo apenas o brasão imperial.

Na heráldica da bandeira do Império, o verde estava associado à Casa de Bragança, o amarelo à Casa dos Habsburgos (família da mãe de Dom Pedro II), e ao centro está o brasão imperial, que continha, entre outros elementos, vinte estrelas, representando as vinte províncias do Império, que circundam as quinas de uma Cruz de Malta com uma esfera armilar ao centro. 


Bandeira do Brasil Imperial, anterior a 15 de Novembro de 1889. Sua versão original, foi feita pelo famoso pintor Jean Baptiste Debret.

Os republicanos mantiveram as cores e as formas da bandeira imperial e apenas trocaram o brasão do Império pela esfera celeste, onde representaram as principais estrelas que estavam sobre a cidade do Rio de Janeiro (então Capital do Brasil), no momento da proclamação da República.

Entre as principais estrelas que estavam acima do horizonte no momento que nascia a República, foram escolhidas as que desde então passaram a representar cada estado da federação.

As estrelas e os respectivos estados que elas representam na Bandeira do Brasil atual.


O Décio Villares, que foi o artista que desenhou a bandeira do Brasil República, usou como referência uma esfera celeste, que situa as estrelas pela perspectiva de quem estivesse a olhar do céu para a Terra, e não da Terra para o céu, e, por isso, as estrelas na Bandeira do Brasil parecem invertidas. 

Bandeira original de 19 de novembro de 1889, contendo 21 estrelas.


A Bandeira do Brasil atual possui 27 estrelas, uma para cada estado da federação e uma representando o Distrito Federal.


Ao longo do tempo foram acrescentadas novas estrelas na Bandeira do Brasil, para representar os novos estados que foram sendo criados, mas a Bandeira é basicamente a mesma desde sua criação.

Poucas pessoas notam isso, mas ao observarmos com atenção a constelação do Cruzeiro do Sul, como está representada na Bandeira Nacional (com a estrela Mimosa à direita e a estrela Intrometida à esquerda), perceberemos que a posição das estrelas está invertida em relação à forma como as observamos no céu.

Por trazer estas características astronômicas e ao mesmo tempo poéticas, considero a Bandeira da República Federativa do Brasil a mais interessante entre as bandeiras dos países.

Aproveite o feriado!
Fernando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário