11/11/2013

OBJETOS HUMANOS NA FACE VISÍVEL DA LUA

Oi, turma!

No Brasil, que é um país ocidental e está sob forte influência cultural dos Estados Unidos, estamos bastante familiarizados com o fato de que foram os estadunidenses os primeiros seres humanos a pisarem na Lua, mas em geral, desconhecemos que foram os russos os primeiros a orbitar a Lua e a descer objetos humanos em sua superfície (com o Projeto Luna, que antecedeu ao sucesso do Projeto Apollo).



Na imagem abaixo estão assinalados os lugares aonde alunissaram as naves enviadas pela então União Soviética (Rússia) e pelos Estados Unidos, na face visível da Lua. Confira os pontos de alunissagem:


Localização dos sítios onde pousaram as naves russas e norte-americanas na face visível da Lua.



Na fotografia acima vemos assinalado o local onde alunissou a primeira nave tripulada, na região sul do chamado Mar da Tranquilidade. 

Na imagem acima estão nominados os principais acidentes geográficos (ou lunográficos) da face visível da Lua.


Na imagem acima vemos o lado oculto da Lua, que fica virado para o espaço sideral e que por isso não podemos observar da Terra. Os primeiros a visualizarem esta face da Lua foram os russos, e por isso muitos dos acidentes geográficos observados nesta região ganharam nomes russos, como é o caso da depressão (mancha escura) na parte superior da imagem à esquerda, chamada Mar de Moscou. Note ainda que este lado da Lua possui menos depressões do que no lado que podemos ver desde a Terra (as depressões são regiões mais baixas da superfície lunar, que recebem menos luz do Sol e por isso parecem escuras).
 
Observar a Lua e reconhecer suas principais características físicas e seus principais acidentes geográficos (ou lunográficos) é muito legal e fácil de aprender. Que tal experimentar?

Abraço a todos!
Fernando







Nenhum comentário:

Postar um comentário