11/13/2013

UM ENCONTRO BRILHANTE!

Oi, turminha!

Hoje eu vim aqui para agradecer a todos vocês pela maneira carinhosa e atenciosa com a qual me receberam ontem na escola. Para mim foi um momento muito divertido e produtivo estar com vocês para falarmos sobre o Sistema Solar e outros assuntos da astronomia.

Devo dizer ainda que fiquei muito contente ao perceber que o assunto está sendo bem desenvolvido e assimilado pelas turmas, com o empenho das nossas queridas professoras e o apoio dos pais, e fiquei especialmente feliz quando perguntei quem estava observando e acompanhando Vênus no céu ao início das noites, e muitos responderam positivamente e demonstraram estar acompanhando o planeta.

Se você ainda não parou pra observar Vênus ao início das noites, experimente tentar hoje. Ao final da tarde, lá estará Vênus, se destacando de todos os outros astros do céu no lado oeste, ao início das noites, por todo o mês de novembro. Chame alguém para observar com você, e divida com outras pessoas o conhecimento que você tem construído.

Então, vamos aproveitar esta última semana antes de nossa mostra científica de astronomia, que ocorrerá na semana que vem no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em Feira, para nos concentrar nas informações que cada equipe pretende apresentar. Tenho certeza de que será um momento muito especial em nossas vidas!

Na ilustração acima, vemos representados os principais planetas do nosso Sistema Solar. Os mais próximos do Sol são os planetas rochosos, a começar por Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Depois vem uma região chamada de Cinturão de Asteróides, que provavelmente são resíduos do material de um planeta que não conseguiu se formar ou não conseguiu se manter coeso, e depois vem os planetas gasosos, a começar pelo maior de todos, Júpiter, depois Saturno, Urano, e Neptuno. Ao fundo, podemos observar o planeta Plutão, que em 1996 foi reclassificado para uma nova classe de planetas, chamados planetas anões, que são muito maiores que os asteroides, mas menores que os demais planetas. Na ilustração ainda vemos um cometa indo em direção ao centro do sistema, e a Lua acompanhando a Terra. 

Um forte abraço a todos, e espero voltar nos próximos dias com mais algumas postagens.
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário