11/28/2011

As turmas da segunda série se apresentam na II Amostra de Astronomia

Crianças, queridas, vocês mandaram super bem!
Foi com muito prazer que, pelo segundo ano, tive a oportunidade de estar entre vocês, alunos e educadores da Escola Despertar, construindo juntos nosso conhecimento sobre o Universo.
Desde o primeiro contato, em julho, me afeiçoei a cada um de vocês, e aprendi muito com todos. Ao vê-los hoje, falando sobre os planetas, o Sol, a Lua e as estrelas, me senti muito feliz, e agradeci ao Universo pela alegria e a honra de estar ali, compartilhando com os presentes aquele momento.
Alguns se sentiram mais à vontade para falar, outros foram mais tímidos. Houve quem trouxe informações surpreendentes, e também quem se esqueceu das informações que ia dar. Eu, pessoalmente, me identifiquei muito com os que tiveram mais dificuldade, e me lembrei que já adulto, quando fui apresentar minha primeira palestra de astronomia para um pequeno grupo de pessoas, eu até gaguejei, e ainda fico bastante ansioso, até hoje, antes de cada palestra. Por tanto, isso é normal, principalmente quando a gente tem apenas oito translações em torno do Sol, não é fácil falar em público, ainda mais sobre coisas tão antigas, como é o caso do Universo. Mas o fato é que todos mandaram super bem e fizeram o melhor possível neste momento.


Para o ano que vem, pretendemos envolver outras disciplinas no projeto De Olho no Céu, como por exemplo, a de teatro. Isso nos ajudará em relação à postura e a dicção, para desenvolver-mos ainda mais a habilidade de falar em público. O importante neste momento é nós continuarmos alimentando o nosso conhecimento a cerca da natureza, e assim nos tornarmos cada vez mais capazes de construir um futuro melhor para o nosso lindo planeta azul, a Terra.


Para ajudá-los no que puder, eu combinei com a pró Izabella, que continuaremos alimentando este blog com informações, me dispondo a tentarmos juntos responder as perguntas e as observações que por ventura sejam feitas. Assim, juntos poderemos continuar de olho no céu durante as férias. Ficarei particularmente estimulado se você acompanhar e participar.


Por fim, gostaria de dizer às crianças que mais uma vez foi muito divertido estar com vocês, e agradecer às professoras, à coordenação, à direção, às famílias pela participação em casa, e aos pais e avós que puderam estar presentes e engrandeceram nossa Amostra.


Vamos continuar de olho no céu!


Fernando Munaretto

3 comentários:

  1. Hoje, quando perguntei se alguem estava acompanhando o Blog da turma, pelo menos quatro mães que estavam presentes naquela sessão, levantaram o braço. Fiquei muito feliz!
    Participem, mães, mandem algum comentário sobre como o assunto está sendo levado para casa.
    Outra coisa que gostei muito hoje, foi de ouvir o relato que a professora Joice fez da sua observação da última conjunção da Lua e Vênus. Ela disse que recém tinha lido a dica de observação no Blog quando, ao sair, se deparou com Vênus e a Lua, bem próximas no oeste.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Eu como professora, estou muito orgulhosa da apresentação que as crianças realizaram, todo empenho dedicado, estudos e pesquisas realizados, enfim todos nós aprendemos a cada dia com nossas lindas crianças!!! Beijos a todos vocês e continuem olhando para o nosso maravilhoso céu!!! Pró Anne.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Pró Anne.Sempre vou continuar olhando para o céu,adoro.Agora que descobri coisas novas,vou mostrar para todo mundo o que eu sei!Milla 2ªB

    ResponderExcluir