11/25/2011

Olá, turminha!
Tudo bem? Por aqui tudo bem. Por estes dias visitei muitos lugares encantadores, como a Gruta dos Brejões, em Morro do Chapéu, cuja entrada tem aproximadamente 120 metros de altura. Além de ser linda e rica em espeleotemas, a Gruta dos Brejões possui fósseis pré-históricos, e de lá já foram retiradas duas arcadas completas de preguiças gigantes, segundo informou nosso guia, o Gilmar (63), que eu recomendo.
Lá, ainda vimos um grupo de quatro vaqueiros encourados, que executaram algumas manobras por entre os espinhos da caatinga, para meu amigo Rui Rezende fotografar. O mais velho deles tinha 71 anos, e o mais novo 15. Todos vestiam seus trajes de couro para se proteger dos espinhos dos quiabentos, dos xique-xiques e dos mandacarus, estas belas plantas do semiárido nordestino. Também vimos muitos papagaios verdadeiros e chupamos muitas mangas.
Dias depois nós já estávamos em Mucugê, quilômetros mais ao sul, visitando as super fazendas entre esta cidade e a de Ibicoara. Passamos a tarde andando entre 80 mil pés de macieiras, carregadas! Gente, que coisa linda! E gostosa! O pessoal estava em plena colheita, e eu e meus amigos tivemos que dar uma "ajudinha na colheita"... E saímos com a barriga cheia de maçãs...
Mas eu estou contando esta história, porque em todos estes diferente lugares por onde andei, tinha uma coisa na paisagem que era comum à eles, na caatinga ou no serrado: o céu! E mesmo onde eu nunca tinha estado antes, havia no lugar algo que eu conheço bem, e por isso eu sempre sabia para que direção estava a minha casa... É muito bom ter as estrelas como amigas, e saber o nome delas e reconhecê-las no céu. Quando eu for passar o Natal com meus pais, lá em Curitiba, lá estarão elas no céu, nossas amigas, que nos acompanham onde formos. Legal, né?
Olha, gente, outra coisa muito legal é que estamos em pleno céu da primavera, e as lindas constelações de Orion, Touro, Gêmeos (que constam no mapa que a pró Izabella nos deu), mais as do Cão Maior, onde está Sírius, estão bem vizíveis no céu cada vez mais cedo.
Vamos tentar identificar estas constelações, a começar por Orion, onde estão as Três Marias.
Dê uma olhada nas "Dicas de Observação" para amanhã.
Abraços a todos!
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário