11/08/2011

Asteróide 2005 YU 55 passa perto da Terra.

Quase todos os dias a Terra é bombardeada por pequenos corpos do tamanho de grãos de areia ou de soja, que ao passarem muito próximos, são capturados gravitacionalmente e acabam se desfazendo na atmosfera da Terra, em atrito com o ar. Mas eventualmente, acontece de passar um ou outro corpo maior, como é o caso atual do asteróide que os astrônomos chamam de 2005 YU 55.
Este asteroide está passando, hoje, dia 08.11, a apenas 320 mil quilômetros de distância da Terra, e isso é bem pertinho em termos de distâncias astronômicas. Lembrem-se que a Lua, quando está no perigeu, que é o momento de maior aproximação com a Terra, fica a mais ou menos 360 mil quilômetros. Mesmo assim ele não será visível a olho nu.
Desde 2004, quando o cometa Shomaker-Levy 9 se chocou contra Júpiter, os astrônomos passaram a fazer um esforço extra para mapear e descobrir o máximo de objetos em órbitas próximas da Terra. Para o asteróide YU 55, com 400 metros de diâmetro e descoberto em 2005, já sabíamos que não haveria riscos desta vez, mas os astrônomos continuam de olho no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário